Vai iniciar-se programa de testes em S. João da Madeira coordenado pelo Município

Covid-19 | Iniciativa abrange corporação de Bombeiros Voluntários, ACAIS, Cerci e Santa Casa da Misericórdia.

Esta semana inicia-se em S. João da Madeira um programa de testes de despistagem à Covid-19, sendo o mesmo coordenado pela Câmara Municipal, através da Proteção Civil Municipal, em articulação com outras instituições e entidades.

Essa iniciativa irá abranger os Bombeiros Voluntários, de forma a garantir a sua operacionalidade e tendo em atenção que muitos elementos da corporação desenvolvem atividade de risco no âmbito do combate à pandemia.

O lote de testes adquirido pela Câmara Municipal permitirá incluir também no programa funcionários da ACAIS que prestam apoio domiciliário a idosos, bem como funcionários da Cerci de S. João da Madeira que prestam assistência a utentes que ainda estão ao cuidado desta instituição.

Serão ainda abrangidos funcionários da Santa Casa da Misericórdia de S. João da Madeira que contactam com idosos do lar desta instituição, de forma a identificar também aí possíveis situações de propagação da doença.

Este programa - que envolve testes rápidos - é coordenado pela Câmara Municipal, em articulação com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, Santa Casa da Misericórdia, ACAIS, Cerci e entidades privadas do setor da saúde.

No caso concreto da operação a realizar na Santa Casa da Misericórdia, a Câmara Municipal agradece ao Centro Médico da Praça toda a logística e a cedência solidária dos testes.

Recorde-se que S. João da Madeira e as outras 5 autarquias da Associação de Municípios de Terras de Santa Maria – Arouca, Espinho, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira e vale de Cambra – já tinham articulado, junto da Administração Regional de Saúde do Norte, a instalação de um centro de testes Covid-19 na região, serviço que se encontra em funcionamento no Europarque.

saúde