Câmara entrega máscaras no Mercado e no TUS

Iniciativa decorre até sábado, 9 de maio, para quem não tiver esse equipamento de proteção individual.

De forma a sensibilizar a população para o uso de máscaras comunitárias no âmbito do combate à propagação da Covid-19, a Câmara Municipal de S. João da Madeira está a entregar unidades desses equipamentos no acesso ao Mercado Municipal e aos autocarros do TUS a quem não os tiver. Esta iniciativa decorre até sábado, 9 de maio.

No âmbito do plano de desconfinamento e nos termos da legislação relativa à resposta à pandemia da Covid-19, nomeadamente a declaração da situação de calamidade, passou a ser obrigatório o uso desse tipo de proteções individuais para o acesso ou permanência nos espaços e estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, nos serviços e edifícios de atendimento ao público, assim como para viajar nos transportes públicos.

Em caso de incumprimento, os utilizadores não portadores de máscaras ou viseiras são informados de que não podem aceder, permanecer ou utilizar os espaços ou estabelecimentos, assim como viajar nos transportes públicos. Caso as pessoas que assim se apresentem insistam em não cumprir essa obrigatoriedade, o facto será transmitido às autoridades e forças de segurança.

Recorde-se que a Câmara Municipal de S. João da Madeira já distribuiu máscaras e viseiras aos comerciantes do Mercado Municipal. Proximamente, em articulação com a Associação Comercial, serão igualmente entregues pela autarquia viseiras aos comerciantes do concelho em geral.

Este processo de culminará com a entrega de máscaras comunitárias aos moradores na cidade, ação que o Município está a ultimar e que lançará logo que estejam reunidas as condições, nomeadamente ao nível logístico.

7 de maio de 2020

saúde