Saúde mental: criada unidade socio-ocupacional

Destina-se ao acompanhamento de utentes que integraram o projeto Habitus.

Estão concluídas as obras de requalificação das instalações cedidas pela Câmara Municipal de S. João da Madeira à Mentemovimento – Associação Pró-Saúde Mental de Entre Douro e Vouga, localizadas na Praça Barbezieux, tendo permitido a adaptação deste espaço para acolher uma resposta social inovadora, denominada unidade socio-ocupacional.

As instalações receberam recentemente a visita do Presidente da Câmara Municipal e das vereadoras da Educação e da Ação Social, que, juntamente com responsáveis da associação, tiveram a oportunidade de constatar o funcionamento desta nova unidade, que veio garantir a manutenção do acompanhamento a 30 utentes que integraram o projeto Habitus.

O Habitus, que contou também com o envolvimento do Centro de Cultura e Desporto (CCD) e da Associação de Jovens Ecos Urbanos, resultou de um financiamento do Programa de Ação Integrado para as Comunidades Desfavorecidas, tendo terminado em abril passado.

Sediada em S. João da Madeira, a Mentemovimento foi criada em outubro de 2016 para “desenvolver respostas ao nível do apoio, formação, intervenção, avaliação e investigação no domínio da saúde mental comunitária e da reabilitação psicossocial de pessoas com experiência de doença mental e suas famílias/cuidadores”.

S. João da Madeira, 7 de julho de 2021

saúde