Orçamento da Câmara de S. João da Madeira para 2020 aprovado pela Assembleia Municipal

Documento previsional para o próximo ano assenta numa gestão responsável, na transparência e rigor nas contas.

Com o valor global de cerca 27 milhões de euros, o Orçamento da Câmara de S. João da Madeira para 2020 foi aprovado pela Assembleia Municipal, nesta segunda-feira, 2 de dezembro. Como destaca o Presidente da Câmara, Jorge Vultos Sequeira, o documento traduz “um grande investimento a realizar em obras estruturais para a cidade”.

Assim, aí está contemplado o arranque da concretização de projetos de requalificação da Escola Secundária Dr. Serafim Leite e da Escola de Fundo de Vila, de revitalização da Praça Luís Ribeiro, de modernização dos Transportes Urbanos do Município de S. João da Madeira (TUS) e a criação de uma rede de ciclovias.

Outra linha orientadora da ação autárquica para o ano que vem consiste em dar continuidade ao desenvolvimento da nova geração de políticas sociais e educativas lançadas no atual mandato, nomeadamente, no apoio às famílias, com medidas como a vacinação infantil e o reforço dos programas municipais de emergência social, de aquisição de medicamentos e de apoio ao arrendamento.

Entre outras notas salientes do Orçamento para 2020, destaca-se igualmente a habitação, com a concretização de passos no sentido da implementação de novas políticas nesta área no âmbito do programa “1.º Direito”, prosseguindo igualmente o reforço do financiamento à “Habitar S. João” para reabilitação de apartamentos sociais do município.

Em 2020, aprofundar-se-á a nova política municipal de afirmação cultural da cidade de S. João da Madeira, potenciando equipamentos de grande qualidade como a Casa da Criatividade, o Centro de Arte Oliva, o Museu da Chapelaria e o Museu do Calçado.

Para a concretização destas e outras medidas programadas para o próximo ano, o Orçamento reflete uma “gestão responsável, transparência e rigor nas contas”, concentrando meios em “áreas em que a atuação do Município é relevante e decisiva para a qualidade de vida dos cidadãos”.

3 de dezembro de 2019

município