Átrio da Câmara Municipal decorado com bolas de Natal de croché

Trabalho realizado por grupo de senhoras do bairro do Orreiro, com orientação de arquiteta da autarquia.

No Orreiro, em S. João da Madeira, há um grupo de senhoras que se distingue pelas malhas que tece, usando agulhas e processos tradicionais, para dar forma a trabalhos coletivos que, ciclicamente, oferece à cidade.

O Clube do Tricô, como é conhecido, encontra-se no espaço disponibilizado pela “Habitar S. João” no bairro de habitação social do Orreiro. Aí, com o apoio de técnicas dessa empresa municipal e em articulação com a Divisão de Ação Social da Câmara de S. João da Madeira, as participantes ocupam parte do seu tempo em atividades criativas, num ambiente de convívio e confraternização.

Foi das suas mãos que saíram os elementos decorativos que se encontram no átrio do piso de entrada do Fórum Municipal de S. João da Madeira, contribuindo para dar a essa área de acolhimentos aos munícipes um ambiente natalício.

Revestidas a renda branca com pormenores a “ouro” e “prata”, uma dezena de esferas de grandes dimensões decora essa zona do edifício, numa instalação que foi “desenhada” por Luísa Coutinho, arquiteta da Câmara Municipal, e que é sublinhada também por pequenas luzes características da quadra.

O Presidente da autarquia, Jorge Vultos Sequeira, que escolheu essa instalação para pano de fundo da sua mensagem de Natal, recebeu as artistas no local, agradecendo a sua dedicação na elaboração destas peças de croché e elogiando a forma como, sem olhar à idade, ocupam o seu tempo livre ativamente, ajudando a embelezar a cidade.

O Clube do Tricô do Orreiro também já “vestiu” árvores da cidade com o seu trabalho e tem participado em várias iniciativas realizadas em S. João da Madeira, como aconteceu, nomeadamente, no festival Hat Weekend e até mesmo em eventos, à partida, vocacionados para outras faixas etárias, como é o caso da Semana da Juventude.

município