Apresentado o novo Balcão Virtual

Uma ferramenta digital que vem modernizar e facilitar de contacto dos cidadãos com os serviços da autarquia de S. João da Madeira. Cerca de 200 formulários passam a estar disponíveis em formato digital no novo Balcão Virtual do site da Câmara Municipal.

Com o novo balcão virtual qualquer cidadão pode, a partir de casa, relacionar-se com os diversos serviços municipais de S. João da Madeira, evitando deslocações desnecessárias, inclusivamente para a acompanhar o andamento de processos e da relação de cada um dos munícipes com diferentes áreas da administração local, de uma forma expedita e intuitiva.

"É um grande avanço em relação à situação anterior, para chegarmos a esta nova plataforma foi necessário percorrer um longo caminho", como referiu o Presidente da Câmara, Jorge Vultos Sequeira, na apresentação deste serviço digital, totalmente concebido e executado pelos serviços da autarquia, nomeadamente pela Divisão de Informática.

Na prática, este novo Balcão Virtual já se encontra a funcionar há cerca de um mês, dado que o seu lançamento foi antecipado, de forma a constituir mais uma resposta à distância para a realização de contactos com o Município, no quadro da emergência de saúde pública da Covid-19.

São cerca de 200 formulários que passam a estar disponíveis em formato digital, acedidos a partir do site da Câmara Municipal de S. João da Madeira. Qualquer cidadão pode descarregar esses ficheiros a partir da plataforma e, posteriormente, submeter requerimentos preenchidos diretamente na plataforma, dando origem a processos com a autarquia, podendo acompanhá-los e terminá-los sempre de forma digital. Com este novo serviço não é necessário que os munícipes se desloquem à câmara para fazer o respetivo registo.

“Construir uma ferramenta desta dimensão foi um trabalho muito demorado”, explicou Jorge Vultos Sequeira, adiantando que foi necessário estudar “todos os serviços, todo o tipo de pedidos que são apresentados, de forma a replicá-los online”.  Daí resultou mais um passo na consolidação do “Simplex Municipal”, definido desde a primeira hora como uma prioridade do atual mandato autárquico.

Nessa senda, este Balcão Virtual segue-se a outros avanços da relação dos serviços da autarquia com os cidadãos, entre os quais se inclui o novo site da Câmara (www.cm-sjm.pt), a partir do qual a plataforma digital agora apresentada se encontra acessível, assim como acontece com o portal da Transparência, cujo lançamento constituiu outro momento incontornável da “revolução digital” em curso do Município, como salientou Jorge Vultos Sequeira, na sessão em que se fez acompanhar pela chefe da Divisão Informática, Paula Azevedo.

Gradualmente, e avaliando as necessidades dos cidadãos e empresas, a Câmara Municipal pretende potenciar esta plataforma, disponibilizando novas funcionalidades, como a ampliação de informações, normas instrutórias de processos e requerimentos.

município

Mais imagens