Mensagem do Presidente da Câmara no Dia da Cidade

S. João da Madeira completou, a 16 de maio, o 36.º aniversário da sua elevação à categoria de cidade. Jorge vultos Sequeira destaca energia empreendedora e coragem dos Sanjoanenses.

No sábado, 16 de Maio, completaram-se 36 anos da elevação de S. João da Madeira a Cidade, efeméride cujas comemorações não puderam realizar-se como era tradição, devido à pandemia da Covid-19. A data foi, no entanto, assinalada pelo Presidente da Câmara, numa mensagem gravada em vídeo no Museu da Calçado, que foi partilhada na página de Facebook da autarquia.

Aí, o autarca destaca que esse ato, concretizado pela Assembleia da República em 16 de maio de 1984, “consagrou o reconhecimento da grande capacidade de crescimento e de desenvolvimento da nossa terra”, lembrando “todos os sanjoanenses que lutaram” por essa elevação a cidade, “entre os quais figuram o deputado sanjoanense Carlos Ribas e o Presidente da Câmara Municipal Manuel de Almeida Cambra”.

Os tempos de pandemia da Covida-19 constituíram, naturalmente, uma das tónicas das palavras de Jorge Vultos Sequeira, que considerou tratar-se de uma “crise de saúde pública sem precedentes”, que afeta a “vida familiar, social, económica e financeira”, só podendo ser ultrapassada com ações assentes “na solidariedade e na cooperação entre todos”.

“Proteger os mais frágeis e vulneráveis”

Nesse contexto, como sublinha o autarca, “o objetivo primordial a alcançar é o de proteger os mais frágeis e vulneráveis, assegurando que ninguém é excluído do apoio social, do apoio humanitário e doa poio médico a que tem direito, numa sociedade decente e civilizada”.

Assim, Jorge Vultos Sequeira, expressa a sua gratidão a todos que – “com abnegação, coragem e sentido de missão” – “se têm dedicado à proteção dos Sanjoanenses”, nomeadamente pessoal de saúde, bombeiros, agentes da proteção civil e das forças de segurança, militares, funcionários municipais, aos responsáveis e funcionários das IPSS e a todos que “têm dado o seu melhor, para minimizar o impacto da Covid-19”. O Presidente da Câmara enaltece igualmente empresas, instituições e cidadãos que “doaram o cederam equipamentos de proteção individual e outros bens e serviços”.

“Esforço e empenho de muitos”

O “esforço e empenho de muitos” tem permitido que a cidade continue “em desenvolvimento”, o que se reflete, designadamente, em obras recentemente lançadas pelo município, como a da requalificação e ampliação da Escola Secundária Dr. Serafim Leite, a revitalização do Centro Cívico, dando sequência a outras já concretizadas ao longo dos últimos dois anos e projetando novas empreitadas a iniciar em breve, como a conclusão do programa de remoção do amianto das escolas do 1.º ciclo do Ensino Básico e a requalificação da Escola de Fundo de Vila.

Referindo ainda o trabalho desenvolvido pela autarquia antes da pandemia, em áreas como o ambiente, ação social, urbanismo, cultura e desporto, o Presidente da Câmara realça: “Em cada dia, a nossa obrigação é dar um contributo para que a cidade evolua e melhore. É isso que temos procurado fazer em conjunto com todos os Sanjoanenses”.

Jorge Vultos Sequeira está convicto de que, “num momento tão difícil como é o presente”, se torna decisiva, mais uma vez, a “capacidade de iniciativa”, a “energia empreendedora” e a “coragem” dos “empresários, comerciantes e trabalhadores”. Essa é a chave, de acordo com o Presidente da Câmara, “para que a cidade continue a progredir”.

16 de maio de 2020

município