S. João da Madeira homenageou a Irmã Antónia Pinho no Parque de Nossa Senhora dos Milagres

Cerimónia incluiu o descerrar de uma placa com o rosto da freira que perdeu a vida de forma trágica há um ano.

Por iniciativa do Presidente da Câmara, o Município de S. João da Madeira, em articulação com a Paróquia, realizou uma homenagem à Freira Maria Antónia Guerra de Pinho, nesta terça-feira, 8 de setembro, data em que se completou um ano sobre a morte da religiosa.

Nesta cerimónia, que decorreu no Parque de Nossa Senhora dos Milagres, foi descerrada uma placa com o rosto da freira, momento que contou com a presença de familiares da Irmã Antónia Pinho, de D. Vitorino Soares, Bispo Auxiliar do Porto, e do Presidente da Câmara de S. João da Madeira, Jorge Vultos Sequeira.

Como o autarca salientou, esta homenagem do Município veio ao encontro da vontade da comunidade sanjoanense, que lhe foi pessoalmente transmitida por muitos munícipes, enaltecendo a personalidade de Antónia Pinho, vítima de um “crime brutal”.

Salientando que “a paz tem sempre a última palavra a dizer”, Jorge Vultos Sequeira afirmou que a cerimónia constituiu também uma condenação profunda da violência contra as mulheres, salientando que é essencial “prevenir e combater este tipo de criminalidade especialmente perverso”.

Essa condenação foi igualmente uma das notas salientes da mensagem escrita enviada pela Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, lida pela Presidente da Assembleia Municipal de S. João da Madeira durante a sessão, que decorreu no largo da Capela de Nossa Senhora dos Milagres, onde estiveram presentes familiares da Irmã Antónia, autarcas, membros da igreja e elementos de instituições da cidade.

8 de setembro de 2020

município