Natal online atinge mais de 30 mil visualizações

Concerto da Banda de Música culminou série de espetáculos transmitidos nas redes sociais da Câmara Municipal, entre 16 e 27 de dezembro, para celebrar a quadra através da Internet, face às restrições decorrentes da Covid-19. Dados das plataformas digitais apontam para que tenham sido alcançadas cerca de 75 mil pessoas.

A programação de “A Magia do Natal 2020”, promovida pela Câmara Municipal de S. João da Madeira, apresentou uma diversidade de espetáculos online destinados a celebrar a quadra.

Transmitidos nas páginas oficiais do município, no Facebook e no Instagram, ao todo foram 14 eventos online que proporcionaram animação de Natal, envolvendo, essencialmente, agentes culturais de S. João da Madeira. De acordo com as estatísticas dessas plataformas digitais, estima-se que tenham sido alcançadas cerca de 75 mil pessoas, tendo-se registado para cima de 30 mil visualizações, levando um pouco da cultura sanjoanense a vários “cantos” do mundo (Brasil, Estados Unidos, Suíça, França, Reino Unido, Luxemburgo, entre outros países, para além de Portugal).

A programação iniciou-se com Pedro Neves a dedicar três espetáculos em direto às crianças, permitindo que estas conversassem com o Pai Natal. Contou, também, com momentos musicais natalícios proporcionados pelo Coro de Câmara, pela Academia de Música e pela Banda de Música de S. João da Madeira, que encerrou este conjunto de atividades online.

Minda Araújo e a dupla João Guilherme e Ziggy Neves tiveram a cargo dois concertos que, à semelhança da maioria dos espetáculos, foram gravados na Casa da Criatividade.

Paulo Condessa, comissário do festival Poesia à Mesa, apresentou um espetáculo poético, recitando textos natalícios, e proporcionou, ainda, um “Conto de Natal” para os mais novos, emitido na tarde de 25 de dezembro.

O teatro esteve também representado nesta oferta cultural, com três momentos distintos: o teatro musical “Um sonho de Natal”, protagonizado pela companhia ProtagonizaMagia, a peça “O lugar de todas as Histórias”, pela Companhia Teatro Quadrilha, e, ainda, pela Oficina de Artistas dos Ecos Urbanos, o espetáculo teatral de comédia “Noite à Maneira... em S. João da Madeira”.

Deste modo, e no contexto das restrições face à pandemia da Covid-19, o município pretendeu proporcionar, através da internet, animação de Natal aos sanjoanenses, tendo como protagonistas, na sua maioria, artistas e instituições sanjoanenses.

município