Semana do tomate-cereja nas Escolas do 1.º Ciclo

Iniciativa decorreu no âmbito do programa de Fruta Escolar promovido pela Câmara Municipal.

No âmbito do Programa Regime de Fruta Escolar, todos os alunos do 1.º ciclo do ensino básico de S. João da Madeira estiveram, esta semana, a ser presenteados com a oferta de tomate-cereja.

O tomate, apesar de ser habitualmente utilizado como um legume em saladas, pertence à categoria das frutas, possuindo inúmeros benefícios para a saúde. Existem muitas variedades com diferenças na tonalidade, no tamanho e na forma. No entanto, independentemente da variedade, as propriedades nutricionais são semelhantes: o tomate tem um valor calórico baixo, já que 95% da sua composição corresponde a água. É rico em antioxidantes que ajudam a proteger as células, reduzindo, deste modo, o risco de vários tipos de cancro e doenças cardiovasculares. É um bom aliado para os ossos e dentes, já que a presença do cálcio ajuda na prevenção da osteoporose. Tem ainda benefícios na promoção da visão, pele e cabelo. Para muitas crianças, foi uma agradável surpresa, até porque o tomate-cereja é mais doce!

A oferta de tomate-cereja foi feita em recipientes individuais por criança, no respeito das melhores condições de higiene e segurança.

Programa de Fruta Escolar

Recorde-se que a Câmara Municipal de S. João da Madeira tem em curso a distribuição de frutas e hortícolas nas escolas, numa iniciativa que pretende sensibilizar para a importância, junto dos alunos e das suas famílias, da inclusão de mais fruta e produtos hortícolas na dieta alimentar. O programa é desenvolvido em parceria com os Agrupamentos de Escolas e financiado pelos Ministérios da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, da Saúde e o da Educação.

Assim, está definida a distribuição gratuita de fruta e produtos hortícolas variados às cerca de 1200 crianças do 1.º ciclo do ensino básico, duas vezes por semana, num total superior a 45.000 peças de fruta.

Maçã,  pera, clementina, tangerina, cereja, banana, ameixa, pêssego, cenoura “bebé” e tomate-cereja são as peças que são distribuídas, de forma rotativa e devidamente planeada pela Divisão de Educação do município.

município