
“Hora do Planeta”: S. João da Madeira apagou luzes de edifícios municipais
No âmbito desta iniciativa, Câmara anunciou novas medidas de redução energética.
A Câmara Municipal de S. João da Madeira aderiu à iniciativa “Hora do Planeta”, que decorreu no sábado, 19 de março, entre as 20h30 às 21h30. Assim, durante esses 60 minutos, as luzes interiores e exteriores de vários edifícios públicos da cidade foram desligadas, entre os quais a Casa da Criatividade, apesar de aí se realizar nessa noite mais um Serão Poético, inserido na Campanha Poesia à Mesa.
S. João da Madeira juntou-se assim a cidades de diferentes pontos do planeta que também se envolveram nesta organização da WWF (“World Wild Fund for Nature”, traduzido para português como “Fundo Mundial da Natureza”).
Esta ação ambientalmente sustentável de combate às alterações climáticas – a que os cidadãos também são convidados a aderir – realiza-se anualmente com o objetivo de estimular a consciência do mundo para esta problemática que se torna uma questão incontornável da atualidade.
Redução de energia reativa
Para além da participação nesta ação de sensibilização, o Município de S. João da Madeira anuncia desde já que vai instalar baterias de condensadores em edifícios públicos para reduzir os consumos de energia reativa e baixar a fatura energética.
Apesar de necessária para magnetizar as bobinas de certos equipamentos, a energia reativa é a componente da energia elétrica que não realiza trabalho, pelo que deve ser limitada ao mínimo possível.
A Casa da Criatividade, a Sanjotec e as escolas de Casaldelo e Fundo de Vila são os edifícios onde vai incidir este investimento de cerca de 6.000 euros, comparticipado a 100%, proporcionando uma poupança global anual superior a 3.000 euros.
Plano de Sustentabilidade Energética
Com o mesmo objetivo, já haviam sido instaladas anteriormente outras baterias de condensadores nos edifícios dos Paços da Cultura, Biblioteca e Museu da Chapelaria.
Esta medida de redução da energia reativa através da instalação das baterias de condensadores é uma ações do Plano de Sustentabilidade Energética do Municipio de S. João da Madeira preparado pela agência de energia Energaia.