Casa da Criatividade integra rede de teatros portugueses

É um dos 50 equipamentos de todo o país que faz parte da primeira lista desta nova estrutura

?Foi anunciada pela Direção Geral das Artes (DGA), no final de agosto, a primeira lista de teatros, cineteatros e outros equipamentos culturais que vão integrar a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP). 


A DGA informa que a nova estrutura abrange “praticamente todo o território nacional”, estando representadas, nesta primeira fase, 50 entidades artísticas, entre as quais a Casa da Criatividade, em S. João da Madeira, que “têm, a partir de agora, de acordo com a Portaria n.º 106/2021, de 25 de maio, a possibilidade de se candidatarem ao concurso de apoio à programação da RTCP, que abre no início de outubro”. 

Esses equipamentos culturais foram notificados pela DGA, entidade designada para coordenar o procedimento de credenciação. Entretanto, será divulgado o teor do aviso para o Concurso de Apoio à Programação dos Equipamentos Culturais.

Dessa forma, as entidades abrangidas terão “um conhecimento atempado das disposições do mesmo para uma melhor preparação dos projetos a submeter”.  A DGA informa que “após a conclusão desta primeira fase, o processo de credenciação passará a estar aberto em regime de permanência, sem interrupções”.

Os equipamentos culturais que aderiram à RTCP assumem o compromisso de cooperarem entre si, permitindo incentivar a circulação de obras artísticas em território nacional, o aumento do número de coproduções, bem como a valorização e qualificação de recursos humanos especializados. 

Segundo comunicado da DGA, “representa um importante instrumento no desenvolvimento de políticas culturais, tendo como objetivo atenuar as assimetrias regionais e promover a coesão territorial no acesso à cultura e às artes em Portugal”.

Refere ainda a DGA que, em termos estratégicos, “a RTCP vai proporcionar naturalmente maior proximidade e articulação do Estado central com as autarquias locais e as entidades independentes”.

município