Museu do Calçado faz 5 anos e contabiliza 45 mil visitantes desde a abertura

Museu do Calçado celebra o seu 5.º aniversário nesta sexta-feira, 5 de novembro.

Ao longo desta sexta-feira, as entradas no Museu do Calçado são gratuitas para todos os públicos, como forma de assinalar os cinco anos deste equipamento cultural do Município de S. João da Madeira, inaugurado em 5 de novembro de 2016.

Desde então, este espaço, localizado no edifício da Torre da Oliva, já recebeu mais de 45.000 pessoas, como foi assinalado esta manhã, às 10h00, no início da primeira de três visitas guiadas gratuitas, intituladas “5 Anos 8 Designers” e preparadas especificamente para este aniversário.

Esse momento contou com a presença de um grupo de alunos de S. Tomé e Príncipe que estão a ter formação na Academia de Design e Calçado, em S. João da Madeira, a quem a vereadora Irene Guimarães saudou, fazendo votos de que possam vir a ser futuros profissionais deste setor em que o concelho sanjoanense se tem destacado ao longo dos anos.

“Hoje é um dia memorável para S. João da Madeira”, sublinhou a autarca, salientando que a comemoração do aniversário do Museu do Calçado é também uma forma de “lembrar ou relembrar todos aqueles e aquelas que se dedicaram a esta indústria e que por essa via levaram o nome da cidade “bem longe”.

Joana Galhano, diretora do museu, referiu-se à visita guiada “5 Anos 8 Designers” – que tem mais dois horários nesta sexta-feira: 14h30 e 16h00 –, salientando que permite a passagem por trabalhos de reconhecidos designers de diferentes nacionalidades que expuseram neste espaço cultural nos últimos cinco anos.

São nomes da “vanguarda do design” de sapatos, que “fizeram objetos nos quais colocaram as suas marcas de identidade, a sua postura face à indústria, face à moda, face à sociedade”, reforçou a responsável do Museu do Calçado, espaço que já recebeu várias distinções da Associação Portuguesa de Museologia.

município