Mensagem de Natal e de Ano Novo do Presidente

’’Continuar, incessantemente, a investir nas pessoas, na qualidade de vida e num desenvolvimento sustentável.’’

"Ao contrário do que todos desejávamos, a pandemia da doença da COVID19 ainda impera sobre as nossas vidas.

Desde o início da crise, a COVID19 infetou, até à data de hoje, 3214 sanjoanenses e implicou com diversas dimensões da nossa vida cultural, social, económica, desportiva e familiar.
Porém, em conjunto, num quadro de grande solidariedade e cooperação mútua, organizámos a nossa resposta municipal à emergência sanitária em diversos planos.

Refiro-me ao apoio social aos mais idosos e aos cidadãos vulneráveis, à prevenção do contágio, ao apoio às atividades económicas e ao nosso Centro Municipal de Vacinação da Sala dos Fornos da Oliva.

O nosso Centro Municipal de Vacinação, aberto em 22 de fevereiro de 2021, tem funcionado ininterruptamente e já administrou cerca de 91 mil vacinas.

É verdadeiramente notável o esforço dos enfermeiros, dos médicos, do pessoal da proteção civil, aos quais renovo o sincero agradecimento do nosso Município.

Como é sabido, fruto da variante Omicron, a crise agudizou-se recentemente.
Neste mês, e até ao dia 23 de dezembro, registámos 344 novos casos confirmados no nosso concelho.

Por isso, o combate à pandemia continuará a ser uma prioridade da nossa ação.

Neste sentido, o Orçamento para o próximo ano, aprovado na Câmara Municipal, prevê a prorrogação do programa de emergência social para 2022, dota financeiramente a proteção civil, estando, ainda, assegurado o pleno funcionamento do Centro de vacinação em São João da Madeira.

Aos que ainda não aderiram ao processo de vacinação, apelo a que o façam.

Em nome da saúde de todos.

E, em geral, reitero o apelo para que se respeitem as recomendações das autoridades de saúde
quanto ao uso de máscara, ao distanciamento, à aglomeração de pessoas e à lavagem de mãos.

Por todas estas razões, este Natal deve ainda ser diferente.

Mas deve ser celebrado com esperança e com confiança no futuro.

A esperança e a confiança que decorrem da força e da vitalidade da nossa comunidade, uma comunidade solidária, atenta, próxima e baseada no valor indeclinável da tutela da dignidade da pessoa humana.

Uma comunidade que continua, incessantemente, e sem nunca desistir, a investir nas suas pessoas, na qualidade de vida e num desenvolvimento equilibrado e sustentável.

Apresento a todos os meus votos de um Bom Natal e de um ano de 2022 com prosperidade e com saúde."

Jorge Sequeira, Presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira

23 de dezembro de 2021