Município articula ajuda à Ucrânia com instituições

Linha de Apoio Municipal para o acolhimento de cidadãos ucranianos é 926 594 285.

Com o intuito de proporcionar uma ajuda eficiente, unir esforços e centralizar as várias iniciativas de apoio à Ucrânia no contexto de ajuda humanitária atual”, a Câmara Municipal de S. João da Madeira promoveu – “com carácter de urgência” – uma reunião com instituições da rede social do concelho, Junta de Freguesia, entidades da administração estatal, organizações religiosas, Associação Comercial e Industrial e farmácias sanjoanenses.

Nesta reunião foram identificados contactos em cada instituição/serviço que promova recolha de bens neste âmbito, para que a estrutura da Proteção Civil Municipal, que centralizará o processo ao nível logístico, possa, diariamente, aferir a necessidade de transporte das doações de bens alimentares, produtos de higiene, medicamentos sem necessidade de prescrição médica e outros bens, tais como sacos cama, pilhas e tapete de campismo.

Informa-se que as instituições que estão a fazer recolha de bens são as seguintes: Junta de Freguesia de S. João da Madeira, Universidade Sénior do Rotary Club, agrupamentos escolares do Município, creche “O Ninho”, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, Abrigo das Laranjeiras da Santa Casa da Misericórdia, Lions Clube de S. João da Madeira e Agrupamento de Escuteiros 1282 – S. João da Madeira.

O Presidente da Câmara Municipal referiu, ainda, a existência de uma Linha de Apoio Municipal para o acolhimento de cidadãos ucranianos, cujo contacto é o 926 594 285, e apelou à disponibilização de alojamento gratuito temporário para estas pessoas. Assim sendo, apela-se a quem esteja disponível para ceder alojamento gratuito o transmita através da linha acima mencionada.

3 de março de 2022

município