CAO na Rede Portuguesa de Arte Contemporânea

Centro de Arte Oliva recebeu visita técnica no âmbito deste projeto.

O Centro de Arte Oliva (CAO), em S. João da Madeira, recebeu, no dia 7 de março, uma visita técnica promovida pela Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN), no âmbito da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC) do Norte, estrutura que será apresentada publicamente em breve e que reúne 13 equipamentos culturais de diferentes concelhos da região, entre os quais o CAO.

Para concretizar esta rede, a DRCN conta com o apoio do Turismo do Porto e Norte de Portugal, das próprias instituições envolvidas, bem como das autarquias de cada concelho, “no que irá traduzir-se na valorização territorial de quatro destinos turísticos distintos: Porto, Douro, Minho e Trás-os-Montes.

De acordo com a DRCN, as visitas técnicas aos diferentes museus e centros em todos os concelhos envolvidos – Amarante, Bragança, Cerveira, Chaves, Famalicão, Gondomar, Guimarães, Matosinhos, Porto, Santo Tirso e S. João da Madeira – antecedem a apresentação da própria RPAC-Norte, que se prevê que decorra ainda durante o mês de março.

Esta iniciativa é cofinanciada por fundos comunitários e irá dar a conhecer mais de 11 mil obras de arte, disponíveis nessas cidades do Norte do país.  através da produção de conteúdos para os públicos nacionais e estrangeiros, realização de exposições multimédia, promoção de ações de divulgação junto de operadores turísticos e captação novos públicos, nomeadamente das regiões fronteiriças espanholas para o conhecimentos e rotas turísticas e culturais distintivas”.

As visitas técnicas decorreram nos equipamentos que integram a rede: Fundação Cupertino de Miranda (Famalicão), Casa da Arquitectura/Centro Português de Arquitectura e Casa do Design (Matosinhos), Centro de Arte Contemporânea Graça Morais (Bragança), Centro de Arte Oliva (S. João da Madeira), Fundação Marques da Silva e Fundação de Serralves (Porto), Lugar do Desenho – Fundação Júlio Resende (Gondomar), Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (Amarante), Museu Bienal de Cerveira (Cerveira), Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso (Chaves), Museu Internacional de Escultura Contemporânea (Santo Tirso).

Março de 2022

município