20.ª edição do Festival Poesia à Mesa

Capicua, Fernando Tordo, Júlio Machado Vaz e Rodrigo Guedes de Carvalho em S. João da Madeira.

Até 21 de março, decorre em S. João da Madeira o Festival Literário Poesia à Mesa, naquela que é a 20ª edição do evento, que regressa com atividades presenciais, após dois anos de pandemia da covid-19 que obrigaram à adoção de um formato essencialmente digital.

No início de março, na Biblioteca Municipal Dr. Renato Araújo, foi apresentado o programa de 2022, que se constrói de palavras e que conjuga a Poesia dita, cantada, exposta, trabalhada, conversada e até pendurada na corda, além de andar impressa em diversos materiais, desde aventais, toalhetes, sacos de pão, passando também por receituários e lápis.

Essa sessão contou com as presenças de Jorge Vultos Sequeira, Presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, de Carla Relva, coordenadora da Biblioteca Dr. Renato Araújo, e de Paulo Condessa, um dos comissários do evento, que deram a conhecer os principais destaques desta 20.ª edição.

Ao longo do mês, o festival divulga um conjunto de poetas e as suas obras, indo ao encontro do público através de ações em locais e contextos inusitados, como restaurantes, fábricas, autocarros, centro de saúde, escolas para além dos habituais equipamentos culturais da cidade e o espaço público.

Desde 2003, ano da sua criação, a Poesia à Mesa já divulgou cerca de 120 autores e palavras que escreveram. Este ano, dará destaque a Alda Lara, Vítor Nogueira, Daniel Filipe, A. M. Pires Cabral, Rosalía de Castro (Galiza) e Capicua.

Poetizando

Da programação do festival destaca-se o “Poetizando”, uma conversa sobre a vida e a poesia de Fernando Tordo, a propósito do novo livro “Não Me Tapes o Caminho em Frente, Mesmo que Não Vá Dar ao Futuro”, com a presença do autor e do poeta José Fanha, a 16 de março.

Na noite de 17 de março, as palavras serão materializadas por Pedro Freitas, mais conhecido por Poeta da Cidade, no espetáculo “Metafisicamente d’Outro Mundo”, cuja criação atmosférica será composta pelas mãos do músico wake up sleep (Cláudio Martins).

Peregrinação e Serão Poético

Assumindo-se como o maior momento de envolvimento comunitário do Festival Poesia à Mesa, a “Peregrinação Poética” contará com a participação especial de Capicua e do poeta Vítor Nogueira, contando com as performances de 8 grupos da cidade bem como dos comissários do evento Paulo Condessa e José Fanha, na noite de 18 de março.

O Serão Poético contará com a presença do músico Pedro Jóia, uma referência cimeira da guitarra em Portugal, e Júlio Machado Vaz, médico psiquiatra, professor universitário e autor de vários livros. Num serão informal e mágico, conduzido pelo poeta José Fanha e pelo performer Paulo Condessa, na noite de 19 de março.

Dia Mundial da Poesia

O espetáculo de encerramento da 20ª edição do Festival Literário Poesia à Mesa acontecerá precisamente no Dia Mundial da Poesia, 21 de março, e contará com a presença do jornalista Rodrigo Guedes de Carvalho, a cantora Daniela Onís e o músico e produtor Ruben Alves. O espetáculo, RUGE, é uma narrativa de poemas e canções, sobre o amor e tudo em volta, sobre paixão e revolta.

Do programa deste festival literário consta ainda a exposição Paisagens abstractas de Mário Césariny, obras da coleção Norlinda e José Lima que a Biblioteca Municipal acolherá em março e abril.

Março de 2022

município