Festival Literário Poesia à Mesa

De 10 a 21 de março | S. João da Madeira

Capicua, Fernando Tordo, Pedro Freitas, Júlio Machado Vaz e Rodrigo Guedes de Carvalho vão estar em S. João da Madeira no festival literário Poesia à Mesa, juntando-se a grupos locais para celebrar a obra de autores como Alda Lara (1930-1962), Vítor Nogueira, Daniel Filipe (1925-1964), A. M. Pires Cabral, Rosalía de Castro (1837-1885) e a própria Capicua.

O programa do Festival Literário Poesia à Mesa prossegue, esta quarta-feira (16 de março), Fernando Tordo marcará presença em "Poetizando", uma conversa sobre a sua vida e poesia, a propósito do novo livro “Não Me Tapes o Caminho em Frente, Mesmo que Não Vá Dar ao Futuro”, moderada pelo poeta José Fanha. Na quinta-feira (17 de março), é dia do espetáculo “Metafisicamente d’Outro Mundo”. Vai ser às 21h30, na Casa da Criatividade, com interpretação de Pedro Freitas, mais conhecido por Poeta da Cidade. A criação atmosférica será composta pelas mãos do músico Wake Up Sleep (Cláudio Martins). Os bilhetes (3 euros) podem ser adquiridos online, em https://cmsjm.bol.pt/.

Capicua em peregrinação poética nesta sexta-feira

O evento tem vários outros momentos a não perder até 21 de março, Dia Mundial da Poesia, entre os quais se conta, já nesta sexta-feira (18 de março), a “Peregrinação Poética”, o maior momento de envolvimento comunitário do Festival Poesia à Mesa. Este ano regista-se a participação especial de Capicua, que se junta às performances de oito grupos da cidade e dos comissários do evento, Paulo Condessa e José Fanha. A saída está marcada para o edifício da Biblioteca Municipal Dr. Renato Araújo, às 21h30.

Serão poético com Júlio Machado Vaz

A noite seguinte (19 de março), volta a ser passada na Casa da Criatividade, onde se realiza o “Serão Poético”, a partir das 21h30, com a presença do músico Pedro Jóia, uma referência cimeira da guitarra em Portugal, e de Júlio Machado Vaz, médico psiquiatra, professor universitário e autor de vários livros. Um momento informal, conduzido pelo poeta José Fanha e pelo performer Paulo Condessa. Também neste caso, os bilhetes (3 euros) podem sem adquiridos online, em https://cmsjm.bol.pt/.

Espetáculo de encerramento com o jornalista Rodrigo Guedes de Carvalho

O espetáculo de encerramento desta 20ª edição do Festival Literário Poesia à Mesa acontecerá precisamente no Dia Mundial da Poesia, 21 de março. No palco da Casa da Criatividade vão estar, a partir das 21h30, o jornalista Rodrigo Guedes de Carvalho, a cantora Daniela Onís e o músico e produtor Ruben Alves. O espetáculo, com o título RUGE, é uma narrativa de poemas e canções, sobre o amor e tudo em volta, sobre paixão e revolta. Os bilhetes (de 5 a 7,5 euros) podem sem adquiridos online, em https://cmsjm.bol.pt/.

Poesia percorre a cidade

Ao longo deste mês de março, a poesia tem percorrido o concelho, com atividades como o concurso de “Poesia na Corda”, e sessões poéticas em restaurantes, escolas, fábricas, transportes públicos, Centro de Saúde e Centro de Vacinação.

Desde 2003, ano da sua criação, o festival já divulgou cerca de 120 poetas e as suas palavras. Este ano, dará destaque a Alda Lara (1930-1962), Vítor Nogueira, Daniel Filipe (1925-1964), A. M. Pires Cabral, Rosalía de Castro (1837-1885) e Capicua.

Com um programa que se constrói de palavras, o evento conjuga a Poesia dita, cantada, exposta, trabalhada, conversada e até pendurada na corda. E vai andar impressa em diversos materiais, desde aventais, toalhetes, sacos de pão, passando também por receituários e lápis.

S. João da Madeira, 15 de março de 2022

município