Dia Mundial dos Direitos do Consumidor

Vereadora Irene Guimarães destaca contributo para que os consumidores possam estar “bem informados”.

Para comemorar o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor (15 de março), o Município de S. João da Madeira promoveu diversas ações de sensibilização dirigidas às escolas, comerciantes, idosos e ao público em geral, que decorreram entre essa data e a última sexta-feira (18 de março).

O programa foi elaborado pela autarquia em articulação com outras entidades, como a associação de defesa do consumidor DECO, a Direção Geral do Consumidor, o Banco de Portugal, a Associação Comercial e Industrial de S. João da Madeira e a comunidade escolar do concelho. Na base da iniciativa, esteve o objetivo de contribuir para consumidores “responsáveis e bem informados”, como sublinhou a vereadora Irene Guimarães.

A responsável pela área da defesa do consumidor na Câmara Municipal de S. João da Madeira, assinala que a autarquia dispõe de um Gabinete de Apoio ao Consumidor, no âmbito do qual foi estabelecida uma parceria “extraordinariamente útil” com DECO, que permite a realização de atendimento presencial e virtual por parte de técnicos dessa associação, nomeadamente, na segunda e na última sexta-feira de cada mês.

Sessões de informação para públicos específicos

O programa desenvolvido pelo Município de S. João da Madeira a propósito do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor incluiu sessões para o público escolar, que decorreram entre os dias 15 e 17, no Centro de Educação Integral e nos Agrupamentos de Escolas Oliveira Júnior, Dr. Serafim Leite e João da Silva Correia.

Foram ainda dinamizadas ações dirigidas a públicos específicos, entre os dias 15 e 18, como por exemplo, uma sessão destinada ao comércio local e empresas, uma sessão dirigida para o consumidor geral e uma visita ao Banco de Portugal, no Porto, com a Universidade Sénior.

Com esta iniciativa, a autarquia pretendeu, numa lógica de proximidade, reforçar a proteção dos direitos e legítimos interesses dos consumidores do concelho, dando voz às suas reivindicações e contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida. Ao mesmo tempo, as ações pretenderam ajudar os consumidores a tomar decisões financeiras, informadas e sustentáveis.

21 de março de 2022

município