Livro revela biodiversidade do Parque do Rio Ul

Publicação lançada pela Câmara Municipal apresenta cetrca de 400 espécies.

A Câmara Municipal de S. João da Madeira lançou um livro com imagens e informações sobre cerca de 400 espécies de animais e plantas que habitam o principal espaço verde municipal. “A Biodiversidade do Parque do Rio Ul” foi apresentado no dia 27 de março, numa sessão que contou com a presença de todos quantos colaboraram nessa publicação e que abriu com um momento assegurado pela Academia de Música do concelho.

Inserido na “estratégia municipal de valorização das questões ambientais”, como frisou o Presidente da autarquia, Jorge Vultos Sequeira, o livro, com mais de 200 páginas, conta com centenas de imagens captadas pelo sanjoanense Eduardo José Duarte, que, perante o muito publico presente no lançamento, vincou a sua paixão pela fotografia e pelo Parque do Rio Ul.

A publicação deve-se também ao trabalho desenvolvido pelo ecólogo José Pedro Silva, sob coordenação de Vera Neves, técnica de ambiente da autarquia, com supervisão do Chefe da Divisão de Planeamento, Ordenamento e Ambiente da autarquia, Joaquim Milheiro. A revisão científica esteve a cargo do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto.

Projetado pelo arquiteto sanjoanense Sidónio Pardal, também presente na apresentação deste livro, o Parque do Rio Ul é um espaço verde de excelência de que usufruem os sanjoanenses, mas também quem visita a nossa cidade, encontrando aí condições únicas para a realização de caminhadas e atividades lúdicas e desportivas ou para momentos de descanso e contemplação.

Março de 2022

município