Assistentes operacionais em workshop de comunicação

Iniciativa promovida pela Câmara Municipal de S. João da Madeira para o pessoal não docente do Pré-escolar e do 1.º ciclo.

No âmbito do plano de atividades do programa “Intervir, Convergir e Construir”, realizou-se um workshop para as assistentes operacionais do 1.º ciclo do ensino básico e Educação Pré-Escolar. Sob o lema “Comunicação eficaz com crianças”, a ação decorreu no auditório da Escola Oliveira Júnior, no início desta semana, envolvendo cerca de 70 inscritos.

Na sequência do trabalho desenvolvido pela equipa da Intervenção Psicossocial da Divisão da Educação da Câmara Municipal, “considerou-se crucial capacitar aqueles intervenientes, os quais são considerados como peças basilares e fundamentais no processo do desenvolvimento harmonioso das crianças”.

De acordo com a vereadora da Educação, Irene Guimarães, um dos principais objetivos deste  workshop foi o de “reconhecer a prática pedagógica como processo de comunicação eficaz, identificando as principais competências para que tal aconteça”.

Assim, a iniciativa teve como palavras de ordem  “assertividade - escuta ativa – empatia”,  sendo considerada “de extrema relevância também no quadro legal que contextualiza o momento ligado à descentralização de competências na área da Educação”.

13 de abril de 2022

município