Mais eficiência energética da iluminação pública

Mais de 2000 luminárias LED vão ser instaladas na terceira fase deste processo. O anúncio de abertura do concurso foi publicado no Diário da República nesta terça-feira.

Dando continuidade à requalificação das infraestruturas elétricas de iluminação pública do concelho, processo iniciado no anterior mandato, a Câmara Municipal de S. João da Madeira vai investir mais de 600 mil euros para substituir mais 2082 luminárias que ficaram obsoletas por novos equipamentos com tecnologia LED, uma solução técnica mais eficiente.

Estas novas luminárias LED somam-se às mais de 2600 instaladas nas duas primeiras fases deste processo encetado em 2019 pela autarquia sanjoanense, com a colaboração da agência Energaia - Agência de Energia do Sul da Área Metropolitana do Porto.

De acordo com o Presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, Jorge Vultos Sequeira, “o objetivo é a redução dos consumos de energia e das emissões de gases de efeito estufa”. Assim, acrescenta o autarca, “este investimento vai ao encontro do que se encontra definido no Plano de Transição Energética de S. João da Madeira”, onde o Município define “a estratégia para alcançar a neutralidade carbónica no ano de 2030”, o que passa, nomeadamente, por “reduzir em 49% as emissões com efeito de estufa no concelho, adaptando a cidade aos desafios ambientais das próximas décadas”.

O anúncio de abertura do concurso público para a adjudicação da empreitada da “Eficiência Energética da Iluminação Pública de S. João da Madeira – 3.ª Fase” consta do Diário da República desta terça-feira, 26 de abril. Quando a intervenção estiver concluída, a generalidade dos arruamentos e de outros espaços urbanos do concelho contarão com cobertura por sistema LED.

S. João da Madeira, 27 de abril de 2022

município