Cidade foi palco para a dança

Uma organização do Município com curadoria da bailarina e coreógrafa sanjoanense São Castro.

A edição deste ano de “A cidade Dança”, que decorreu entre os dias 28 de abril e 1 de maio, regressou ao contexto totalmente presencial. O evento, alusivo ao Dia Mundial da Dança (29 de abril), foi promovido pela Câmara Municipal de S. João da Madeira e teve curadoria da bailarina e coreógrafa São Castro, natural do concelho.

Várias fábricas de S. João da Madeira, o Jardim Municipal (junto ao edifício da Câmara), a Casa da Criatividade, a Torre da Oliva, o espaço envolvente ao Museu da Chapelaria foram palcos do evento, que contou com a participação de vários grupos: Armazém 4, Escola de Dança Ginasiano, Clube A4, Conservatório de Dança do Norte – CDN, Escola de Dança Turning Point, Escola Be Dance, Academia de Bailado Liliana Leite, Movimentarte do CCDR de Fundo de Vila, Centro Cultura e Desporto e Amigos das Danças.

Abriram-se também as portas da Casa da Criatividade a criações de coreógrafos portugueses e deu-se destaque, nas palavras da curadora, “ao encontro com o trabalho de um dos grandes nomes da história da dança contemporânea, Pina Bausch”, através da “presença de uma das bailarinas que acompanhou o seu trabalho durante mais de 30 anos, Julie Anne Stanzak”.

Também os mais novos tiveram o devido destaque com uma atividade dedicada ao desafio de relacionar a Dança e a Matemática, “um espetáculo onde a brincar se dança, a dançar se cresce e se sonha acordado”.

A dança passou ainda pela Academia de Design e Calçado e diversas instalações de indústrias sanjoanenses; CEI – Companhia de Equipamentos Industriais, Faurecia, Fábrica de Lápis Viarco, Project ID, Mariano Shoes e Belcinto.

A “Cidade Dança” foi organizada pela Câmara Municipal de S. João da Madeira, em parceria com a associação cultural “Play False”, com curadoria da bailarina e coreógrafa São Castro, natural do concelho, e com o apoio institucional do programa “Garantir Cultura” / República Portuguesa - Ministério da Cultura.

Lançada em 2019, “A Cidade Dança” não se realizou em 2020 e teve, em 2021, um programa ajustado às restrições em vigor face à pandemia covid-19.

Maio 2022

município