Museus da cidade inauguram novas exposições temporárias

Abertura ao público marcada para este sábado, 21 de maio, às 17h30.

O Museu do Calçado e o Museu da Chapelaria, em S. João da Madeira, inauguram neste sábado, 21 de maio, novas exposições temporárias, intituladas “A beleza sob a pele. O Calçado de René van den Berg" e  "A Arte da Chapelaria. Luís Stoffel". A primeira fica patente até 25 de setembro deste ano. A segunda poderá ser visitada até 30 de abril de 2023.

 

Com a presença dos dois designers, estas aberturas ao público – a primeira no Museu do Calçado, às 17h30, e, logo a seguir, no Museu da Chapelaria – acontecem no contexto do Dia Internacional dos Museus, assinalado nesta quarta-feira, 18 de maio.

 

Estes espaços culturais continuam, assim, a contribuir, como destaca o Presidente da Câmara, para a “valorização de setores de atividade nos quais S. João da Madeira ocupa lugar central, pela qualidade dos produtos que são exportados da cidade para todo o mundo e que se distinguem, nomeadamente, por uma importante aposta no design”.

 

O Museu do Calçado revela ao público o trabalho de René van den Berg, natural dos Países Baixos, que apresenta em S. João da Madeira 51 sapatos e três esculturas, naquela que é a sua estreia em Portugal e também “a primeira exposição a solo do “designer apelidado d‘ o segredo mais bem guardo na indústria do calçado”, como refere a diretora da Instituição, Sara Paiva, adiantando que este designer “encontra a sua criatividade na técnica e numa forma não conservadora e aventureira de olhar o calçado”.

 

No Museu da Chapelaria vão estar patentes 77 peças criadas por Luís Stoffel, incluindo “chapéus, toucados, fascinators e acessórios de cabeça esculturais que se “distanciam das produzidas atualmente pelo mundo descartável da fast fashion”, como afirma Tânia Reis, diretora deste equipamento cultural sanjoanense, onde se apresenta, assim, o trabalho de um criador de chapéus português, depois de o mesmo ter acontecido com autores de outras nacionalidades.

 

Maio 2022

município