Formação em terapia pela arte para docentes

Iniciativa decorreu nio Centro de Arte Oliva, no âmbito do projeto CoronART.

Uma ação de formação de “Terapia pela arte”, dirigida a professores das Atividades de Enriquecimento Curricular, decorreu no Centro de Arte Oliva (CAO), numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal de S. João da Madeira, através da sua Divisão de Educação e do CAO.

 

Dinamizada por Lara Soares, Mestre em Prática e Teoria do Desenho na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, esta foi  uma ação de formação inserida no projeto “CoronART”, integrado no programa europeu Erasmus +. A primeira sessão contou com a presença da vereadora da Educação do Município de S. João da Madeira, Irene Guimarães.

 

Esta formação articulou estratégias e metodologias das práticas artísticas com processos e instrumentos das experiências pedagógicas, permitindo ao docente um outro olhar, mais abrangente, transversal e integrador da estética, do bem-estar e da motivação no trabalho, surgindo como necessidade de abertura da escola e do espaço pedagógico às potencialidades culturais locais.

 

Assim, ao longo desta iniciativa promoveu-se a reflexão partilhada (entre docentes e outros agentes culturais) sobre as práticas letivas, sobre os estudantes e as suas exigências, sobre conceitos e motivações, para que os professores fiquem munidos de ferramentas e procedimentos possibilitadores de uma prestação harmoniosa e motivadora dos seus alunos, facilitando o alcançar dos objetivos de aprendizagem de forma mais eficaz.

 

O projeto CoronART irá incluir uma outra ação de formação, a realizar no final de junho, destinada a um grupo de professores da Hungria.

 

Maio 2022

município