Debatida Carta Metropolitana da Cultura

Iniciativa decorre na terça-feira, 31 de maio, convocando decisores, técnicos, entidades, estudantes, investigadores e profissionais do setor cultural, bem como a própria comunidade em geral.

"A Caminho de uma Carta Metropolitana para a Cultura" é uma conferência internacional promovida pela Área Metropolitana do Porto (AMP), que se realiza na próxima terça-feira, 31 de maio, com o apoio da Câmara Municipal de S. João da Madeira, concelho que acolhe o evento, na Casa da Criatividade, a partir das 9h30.

A AMP convoca decisores, técnicos, entidades, estudantes, investigadores e profissionais do setor cultural, bem como a própria comunidade, para um debate alargado sobre o lugar da Cultura no âmbito das políticas locais, sobretudo nas suas dimensões intermunicipal e metropolitana. O grande objetivo é a materialização de um compromisso comum, a verter numa futura Carta Metropolitana para a Cultura.

Este encontro inclui a apresentação e partilha de resultados de projetos metropolitanos relevantes, a realização de sessões de trabalho vocacionadas para os técnicos e profissionais do setor, que serão coordenadas e dinamizadas por especialistas convidados, cujos focos temáticos correspondem a algumas das prioridades de atuação da AMP.

De acordo com informação da AMP, a “versão zero” da Carta Metropolitana para a Cultura, que se espera resultar deste encontro, “deverá discutida, refletida e aprofundada durante os próximos meses em cada município”. O objetivo é que, ainda em 2022, se possa “formular uma versão final, a ser ratificada pelos 17 municípios e pela AMP, para “servir de orientação e compromisso estratégicos” para a sua ação cultural no futuro.

A participação nesta conferência, promovida no âmbito da iniciativa MATER 17, é gratuita e está sujeita a inscrição até 29 de maio, através do formulário acessível a partir da página de facebook materdezassete.

Para mais informações e consulta do programa, clicar AQUI,

Para inscrições, clicar AQUI.

24 de maio de 2022

município