Escolas sanjoanenses campeãs da reciclagem

Resultados obtidos entre 81 escolas dos concelhos abrangidos pela Ersuc

A EB 2/3 e as escolas do 1.º ciclo com jardim de infância dos Ribeiros e do Parrinho constituem o Top 3 da reciclagem entre os 81 estabelecimentos de ensino participantes no Programa Ecovalor em 2021 na área abrangida pela Ersuc, entidade responsável pela gestão do Sistema Multimunicipal de Tratamento e Valorização de Resíduos Sólidos Urbanos do Litoral Centro, constituído por 36 municípios e que serve uma população estimada de mais de 900 mil habitantes.

Cada uma dessas escolas sanjoanenses reciclou cerca de duas toneladas de embalagens usadas no ano passado, resultados que constituem excelentes exemplos do bom trabalho desenvolvido pela comunidade educativa sanjoanense em matéria ambiental, área em que os agrupamentos de escolas do concelho são parceiros indispensáveis da Câmara Municipal de S. João da Madeira, no sentido da construção de uma cidade cada vez mais verde.

A dinamização de ações de educação e sensibilização sobre a separação e valorização de resíduos tem sido um dos eixos da ação desenvolvida pela autarquia, em articulação com a comunidade escolar sanjoanense, no âmbito de diversos projetos e atividades desenvolvidas através da Divisão de Planeamento, Ordenamento e Ambiente do Município.

Nesse sentido, e dando seguimento a este trabalho conjunto, está planeada a realização, ao longo deste ano, de mais de uma centena de sessões junto de alunos das diferentes escolas do concelho, contribuindo para a generalização da adoção de comportamentos ambientalmente mais sustentáveis, quer por parte dos alunos, quer das suas famílias.

Nesse quadro, a Câmara Municipal felicita as escolas de S. João da Madeira pelos excelentes resultados obtidos na edição de 2021 no Programa Ecovalor, uma iniciativa que tem como objetivo promover boas práticas ambientais em estabelecimentos de ensino, premiando aquelas que apresentam melhor desempenho na reciclagem das suas embalagens usadas.

1 de junho de 2022

município