A Cidade no Jardim 2022: uma das melhores edições de sempre

Presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira fala em “grande reencontro coletivo”.

Foram cinco dias repletos de convívio entre as instituições e associações sanjoanenses e o muito público que afluiu ao Jardim Municipal de S. João da Madeira para a edição deste ano de “A Cidade no Jardim”.

 

“Não poderia ter havido melhor regresso depois de dois anos de interrupção devido à pandemia da covid-19”, afirma o Presidente da Câmara Municipal, Jorge Vultos Sequeira. "Quero saudar e agradecer às dezenas de voluntários das nossas associações e instituições que permitiram que A Cidade no Jardim regressasse com um êxito tão extraordinário", salienta o autarca.

 

Jorge Vultos Sequeira saúda também “a adesão dos sanjoanenses, de todas as idades, que permitiram este grande reencontro coletivo", que fica ainda marcado pela componente ambiental, reconhecida pela Ersuc, que atribuiu a classificação de Eco-evento a este certame promovido pelo município de S. João da Madeira.

 

Esses são aspetos referidos igualmente pela gestora operacional do evento, Andrea Coelho, técnica da autarquia, para quem “esta foi uma das melhores e mais concorridas edições de sempre, destacando-se, em especial, uma grande participação da juventude”.

 

Eco-evento

 

No evento “A Cidade no Jardim” foi vedado o uso de copos de plástico de utilização única e de outros recipientes e utensílios descartáveis. E foi dada uma atenção especial à separação e encaminhamento de resíduos para reciclagem, com a distribuição de diversos ecopontos pelo recinto e a entrega de conjuntos de sacos para esse efeito em stands e tasquinhas.

 

Essas constituíram marcas fortes deste eco-evento, em que a Câmara Municipal de S. João da Madeira, entidade organizadora, e as associações e instituições participantes se uniram num esforço conjunto para promover a sustentabilidade ambiental e a redução da pegada ecológica.

 

Essa vertente incluiu uma ação de sensibilização para a separação de resíduos, realizada pela Ersuc - Sistema Multimunicipal de Tratamento e Valorização de Resíduos Sólidos Urbanos do Litoral Centro, entidade que atribuiu o título de Eco-evento a esta organização do município de S. João da Madeira, precisamente pelos cuidados revelados ao nível dos resíduos.

 

Medidas ecológicas

 

Dando nota da relevância das questões ambientais, o Presidente da Câmara Municipal, Jorge Vultos Sequeira, acompanhou essa ação da Ersuc, constatando a concretização dos preparativos para a aplicação das medidas ecológicas preconizadas.

 

“A agenda ambiental está entre as grandes prioridades do Município de S. João da Madeira, pelo que essa é, cada vez mais, uma marca dos eventos municipais e, muito em especial, de A Cidade no Jardim”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal, agradecendo o empenho dos participantes também nesta matéria.

 

“Temos de estar todos juntos na promoção de um desenvolvimento sustentável, que vá ao encontro das metas definidas pela nossa cidade na área ambiental, refletidas em documentos como o Plano de Transição Energética, aprovado em 2021, ou o compromisso Zero Resíduos, recentemente subscrito pela nossa autarquia, uma das três primeiras a fazê-lo no nosso país”., acrescentou Jorge Vultos Sequeira.

 

 

Junho de 2022

município