Exposição “Fundo sem fundo” abriu no CAO

Obras de Sérgio Fernandes pensadas para a amplitude do Centro de Arte Oliva.

Abriu ao público no Centro de Arte Oliva (CAO) a exposição “Fundo sem fundo”, inaugurada no último sábado, 18 de junho, numa sessão que contou com a presença de Sérgio Fernandes, o autor das cerca de 30 obras que vão ficar patentes ao público até 2 de outubro.

Andreia Magalhães, diretora do CAO e curadora da exposição, destacou a “qualidade das obras” de Sérgio Fernandes patentes neste equipamento municipal de S. João da Madeira, onde se “apresentam pela primeira vez” ao público.

São trabalhos produzidos entre 2021 e 2022, no decurso de uma residência artística que Sérgio Fernandes realizou com o Centro de Arte Oliva, “feito a pensar na escala deste espaço”, como o autor referiu na inauguração da exposição.

“Foi a primeira vez que consegui ver o meu trabalho com uma amplitude que raramente se consegue”, revelou Sérgio Fernandes, deixando um convite ao público em geral: “Não espero que gostem. Espero que vejam”.

Como destacou o Presidente da Câmara Municipal, Jorge Vultos Sequeira, esta exposição pode agora ser apreciado pelo público porque diversas entidades se uniram para possibilitarem o seu desenvolvimento: desde logo a autarquia de S. João da Madeira, através do CAO, mas também a Associação Cultural Alão de Morais e o Ministério da Cultura, através da Direção-Geral das Artes.

Essa “conjugação de esforços” foi determinante para que o público possa, através desta exposição, “beneficiar do importante trabalho de Sérgio Fernandes”. Na linha do que aconteceu com outro projeto recente – “Ninguém. Só eu” –, o CAO dá, assim, cumprimento a uma das suas principais missões: o apoio à criação artística.

Junho 2022

município