Congresso Internacional de futebol e futsal na Oliva

Organização da Associação de Futebol de Aveiro, com o apoio do Município de S. João da Madeira.

Foram mais de 250 os participantes na 3.ª edição do AFA 2024 - Congresso Internacional de Futebol e Futsal, que decorreu neste fim de semana no edifício da Torre da Oliva, em S. João da Madeira.

O selecionador nacional de futebol de sub 21, Rui Jorge, foi um dos oradores deste evento, que se distinguiu pela qualidade dos preletores convidados pela entidade organizadora: a Associação de Futebol de Aveiro (AFA).

Este 3° AFA 2024 teve o apoio da Câmara Municipal de S. João da Madeira, da Federação Portuguesa de Futebol e da Associação Nacional de Treinadores de Futebol.

No encerramento dos trabalhos, o Presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira destacou a importância deste congresso que a cidade acolhe desde a primeira edição, referindo que “o desporto é uma prioridade” para a autarquia que lidera, contribuindo para a “promoção da saúde e do bem-estar das pessoas’.

Jorge Vultos Sequeira salientou ainda a excelente parceria que tem sido desenvolvida entre o Município e a AFA, materializada em diversas iniciativas que têm reforçado o estatuto de S. João da Madeira como Cidade Amiga do Desporto.

O autarca deu como exemplos o torneio interassociações de futsal juvenil e o torneio distrital de futsal adaptado, disputados no Pavilhão das Travessas, duas competições que veiculam valores e princípios de respeito mútuo, num ambiente inclusivo e de saudável convivência, inerentes ao programa municipal “Respeite o seu filho”, de promoção da ética desportiva.

A Torre da Oliva foi, assim, palco de dois dias de programa preenchidos com palestras e workshops relativos às modalidades de futebol e futsal. Além das sessões teóricas, o evento contemplou uma parte prática.

Esta terceira edição do congresso, a primeira após o início da pandemia da Covid-19, decorreu num formato híbrido, conjugando a videoconferência com as sessões presenciais.

Junho 2022

município