Protocolo de parceria do Banco Local de Voluntariado

Além da autarquia, outras entidades subscreveram a revisão do documento.

A Câmara Municipal de S. João da Madeira assinou, na última semana, a revisão do protocolo de parceria do Banco Local de Voluntariado (BLV), numa sessão integrada na comemoração do 11.º aniversário dessa entidade, que decorreu na Casa da Natureza, do Parque do Rio Ul.

A vereadora da Ação Social e Inclusão, Paula Gaio, foi a representante da autarquia nessa cerimónia, em que participaram também responsáveis de outras instituições parceiras do BLV de S. João da Madeira, que é dinamizado pela Associação de Jovens Ecos Urbanos.

Além dessa coletividade sanjoanense e da Câmara Municipal, fazem parte do BLV instituições como a Associação do Centro de Apoio a Idosos Sanjoanenses (ACAIS), a Santa Casa da Misericórdia, a CERCI, o Centro Humanitário da Cruz Vermelha, o Centro Local de Aprendizagem (CLA) da Universidade Aberta e a a Liga dos Amigos do Hospital São Sebastião.

Antes da assinatura da revisão do protocolo de parceria, foram apresentados alguns dados sobre a atividade do BLV de S. João da Madeira desde a sua criação, em 2011. Assim, os participantes ficaram a saber, nomeadamente, que, até junho deste ano, esta entidade contou com a inscrição de mais de 300 pessoas, registando atualmente 120 voluntários ativos. A sessão incluiu ainda a apresentação dos vídeos vencedores do concurso “Mudar o Mundo com o Voluntariado".

Tendo sido criado com o objetivo de impulsionar a prática do voluntariado no concelho, o BLV é um “espaço de encontro entre pessoas interessadas em ser voluntárias que oferecem a sua disponibilidade para prestar um conjunto de ações inerentes à condição de cidadania ativa e solidária e as organizações promotoras”.

Julho de 2022

município