Preparação de espetáculo metropolitano de coros

Segunda fase do projeto “Cor(p)o Metropolitano”, que juntará cerca de 400 vozes num único palco.

Inserida no programa Mater17, iniciativa da Área Metropolitana do Porto (AMP), está a decorrer a segunda fase do projeto “Cor(p)o Metropolitano”, que, em 2021, levou à criação de 17 performances artísticas, envolvendo comunidades dos 17 municípios que compõem a AMP e que, nesse âmbito, constituíram coros para, através das suas interpretações, realçarem a singularidade do património imaterial de cada um dos concelhos.

 

O coro de S. João da Madeira contou com a participação de cerca 40 jovens e adultos, com e sem experiência de canto, que participaram a título individual ou através do coletivo da Academia de Música, da Universidade Sénior ou do Coro de Pequenos Cantores. Com direção artística de Patrícia Lestre, que tem raízes na cidade, essa criação sanjoanense culminou num espetáculo apresentado publicamente na garagem do Museu da Chapelaria, no dia 17 de outubro de 2021.

 

Agora, com a segunda fase deste projeto metropolitano, pretende-se reativar de cada um dos 17 coros criados no ano passado, com os respetivos diretores artísticos. O novo desafio passa pela construção de uma grande espetáculo tão representativo quanto unificador da AMP e que procurará dar voz – simultaneamente e num único palco – à totalidade dos coralistas, juntando cerca de 400 pessoas para homenagear a história e património imaterial deste território.

 

Essa continuação do projeto “Cor(p)o Metropolitano” já está em curso, tendo sido realizados ensaios para a reativação dos diferentes coros, passando-se agora ao trabalho em parelhas. No caso de S. João da Madeira, está marcado um ensaio conjunto com o coro de Espinho, que decorrerá no dia 12 de julho, às 20h30, nos Paços da Cultura. Duas outras dessas sessões vão realizar-se a 6 e 13 de setembro, no mesmo local.

 

Depois dessas datas, vão decorrer ainda ensaios com os 17 coros, em local a definir. A apresentação final está prevista para 2 de outubro, no concelho de Espinho..

 

Julho de 2022

município