Feira do Livro de S. João da Madeira

Evento decorreu na Praça Luís Ribeiro, de 8 a 10 de julho.

Entre 8 e 10 de julho, decorreu na Praça Luís Ribeiro a Feira do Livro de S. João da Madeira, uma iniciativa lançada este ano pela Câmara Municipal para aproximar os escritores dos leitores, conquistando novos apreciadores da leitura. Operacionalizado pela Biblioteca Municipal de S. João da Madeira, o evento teve curadoria de Carlos Granja, escritor e programador cultural.

Os stands deste certame receberem a visita do Presidente da Câmara Municipal, Jorge Vultos Sequeira, momento que marcou a abertura do evento, cuja realização se inseriu num conjunto de iniciativas de promoção do livro e da leitura. Para o autarca, dentro dessa estratégia, era “urgente e fundamental ter uma feira do livro em S. João da Madeira”.

Durante os três dias do evento, o público teve a oportunidade de visitar uma dezena de stands, nomeadamente da Rota do Livro, livrarias Bertrand, Lusíada e Ophidia (S. João da Madeira), Doninha Ternurenta (Ovar), Faz de Conto (Coimbra) e várias chancelas dos grupos Leya e Porto Editora. As edições da Câmara Municipal de S. João da Madeira e dos jornais locais também beneficiaram de um espaço neste certame.

Foi ainda possível assistir a conversas com escritores, apresentações de livros, sessões de autógrafos, momentos musicais e várias atividades dedicadas aos leitores mais novos com sessões de contos, oficinas e uma exposição.

Destaque ainda para os autores convidados, como Álvaro Laborinho Lúcio, Cristina Carvalho, José Carlos Barros, Susana Piedade, Marta Pais Oliveira, Cláudia Cruz Santos, e João Reis, que se juntaram a nomes da cidade e da região, entre os quais Tiago V. Moita, Cátia Cardoso, Paula Frangolho, Eva Cruz e Margarida Matos, estes últimos numa cinversa moderada por Cristina Marques.

Julho 2022

município