Alunos votaram na vertente escolar do Orçamento Participativo Municipal de S. João da Madeira

O Orçamento Participativo Municipal de S. João da Madeira teve, em 2015, uma componente destinada às escolas do concelho. A fase de votação das propostas decorreu em dezembro nos três Agrupamentos de Escolas. Conheça aqui os projetos vencedores.

Terminado o período de votação nas propostas da vertente escolar do Orçamento Participativo Municipal (OPM) de S. João da Madeira, que decorreu no dia 15 de dezembro, os resultados foram divulgados pelas direções dos três Agrupamentos de Escolas do concelho.

Assim, conjugando as votações com a verba limite de 3333.33 Euros definida para cada Agrupamento de Escolas, são cinco os projetos que vão ser incluídos no orçamento municipal para 2016:

Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior

Sala Snoezelen (3333.33 euros)
O Snoezelen é uma metodologia de trabalho que se destina a criar ambientes multisensoriais estimulantes, permitindo, deste modo, que os utilizadores possam descomprimir, relaxar e simultaneamente interagir com os outros, podendo também ser usado individualmente para que cada um possa experimentar sensações e objetos ao seu ritmo, consoante a sua vontade e curiosidade. Com a criação deste ambiente, pretende-se promover o autocontrolo, a autonomia, a descoberta e a exploração.

Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite

TV para todos (2213.33 Euros)
Adquirir e equipar uma sala-estúdio de televisão que permita gravações em estúdio. O estúdio permitirá aumentar significativamente a produção do canal de televisão e ainda reforçar a ligação com a comunidade exterior, uma vez que tornaria possível o intercâmbio com entidades que necessitassem de serviços relacionados com o estúdio de televisão.

Brincar… crescer… avançar (800.00 Euros)
Com excessivo uso das tecnologias (televisão, computador...) as crianças/alunos deixaram de saber brincar sozinhas e a pares. As crianças/alunos concluíram que hoje em dia não brincam, só querem ver TV, jogar videojogos e internet. Dão mais importância ao facto de ter o brinquedo do que usufruir da diversão que ele possa proporcionar. Porque é preocupante o tempo que as crianças dispõem para brincar depois dos afazeres da escola e das atividades extracurriculares, acreditamos que um evento como este servirá como um momento de entretenimento e de promoção cultural, onde a comunidade sanjoanense poderá estar presente para se divertir de forma saudável.

Menina do Mar (320.00 Euros)
Sendo o problema apresentado muito recorrente nas escolas, os alunos do 3º A da EB1JI Parque pretendem sensibilizar toda a escola, bem como toda a comunidade, para o valor da amizade, incutindo sentimentos de compreensão e tolerância, através de um teatro musical, baseado na história "Menina do Mar" de Sophia de Mello Breyner Andresen. Pretende-se apresentar este teatro na Casa da Criatividade.

Agrupamento de Escolas João da Silva Correia

Espetáculo de Natal para crianças (3333.33 Euros)
Este projeto proporcionará um espetáculo de Natal, na Casa da Criatividade, para todas as crianças do 1º ciclo, do Agrupamento de Escolas João da Silva Correia, por um preço simbólico de 1,00 €. 0,50€ serão para custear o espetáculo e 0,50€ reverterão para a Cruz Vermelha (núcleo de S. João da Madeira). O valor adquirido será para alimentar famílias sinalizadas.

município