Programa de promoção do sucesso escolar

No último ano letivo, foram efectuadas para cima de 2500 diligências ao nível da intervenção psicológica e social.

As instalações do Centro de Arte Oliva acolheram a sessão de apresentação do balanço da atividade desenvolvida no ano letivo 2021/2022 no âmbito do programa “Intervir, Convergir, Construir”, cujo objetivo é prevenir precocemente - no 1.° ciclo do ensino básico - a ocorrência de situações de insucesso escolar.

Promovido pela Câmara Municipal de S. João da Madeira, este projeto - que deverá, entretanto, ganhar uma nova designação - é apontado pelo presidente da autarquia, Jorge Vultos Sequeira, como um programa de características únicas no contexto dos municípios.

Esta sessão de apresentação foi aberta pela vereadora da Educação, Irene Guimarães, e registou também a participação das técnicas da autarquia afetas ao programa, a quem coube revelar os números de participantes e de ações desenvolvidas, bem como as avaliações - muito positivas - recebidas de alunos, famílias e atores educativos envolvidos.

Ao longo do último ano letivo, foram efectuadas para cima de 2500 diligências ao nível da intervenção psicológica e social, envolvendo mais de 60 alunos e respetivas famílias. Essas atividades foram realizadas pelas técnicas municipais Patrícia Moreira, Vanessa Queirós, Marina Bernardo, Marisa Almeida e Marta Reis, em articulação com docentes dos três agrupamentos de escolas,.

O papel dos professores neste processo, nomeadamente, na identificação das situações a necessitar de intervenção, foi realçado pelo Presidente da Câmara, que explicou que o programa foi lançado em 2017, com apoio de fundos comunitários para três anos. Atualmente, no entanto, é assegurado por fundos exclusivamente do município, de forma a permitir a continuidade desta “importante resposta".

Globalmente, este programa municipal de combate ao insucesso escolar subdivide-se três ações dirigidas ao 1.o ciclo do ensino básico: intervenção psicossocial; capacitação dos atores educativos; “quando eu for pra o 5° ano”. Dessa forma, procura-se proporcionar, nas palavras da vereadora Irene Guimarães, “ferramentas às crianças para que atinjam o sucesso escolar”.

29 de junho de 2022

município