Município assegura 3 milhões de euros do PRR para reforçar intervenção social

Contrato assinado entre a autarquia e a Área Metropolitana do Porto.

O Município de S. João da Madeira assegurou um financiamento de cerca de 3 milhões de euros, no quadro do Plano de Recuperação e Resiliência, para implementação de políticas de natureza social durante os próximos quatro anos.

Essa verba está contemplada no contrato outorgado entre a autarquia sanjoanense e a Área Metropolitana do Porto (AMP), constituindo “um importantíssimo contributo para robustecer significativamente a ação social municipal”, como destaca o presidente da autarquia sanjoanense, Jorge Vultos Sequeira.

Trata-se de um financiamento contemplado no Plano de Ação das Operações Integradas do Território de Intervenção AMP Sul, que abrange também os concelhos de Arouca, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira e Vale de Cambra. Os autarcas destes cinco municípios participaram na apresentação daquele documento, que decorreu nas instalações do Europarque.

No caso de S. João da Madeira, serão colocadas em prática ações dirigidas prioritariamente a munícipes inseridos em contextos socioeconómicos mais vulneráveis. Assim, preconiza-se, nomeadamente, a realização de medidas inovadoras que contribuam para a saúde e bem-estar das pessoas dessas comunidades, bem como para a sua autonomia e integração social.

Nesse sentido, e ao nível imaterial, serão desenvolvidos projetos de apoio social junto desses cidadãos, assim como iniciativas de promoção da atividade física, da oferta cultural e do acesso a cuidados de saúde, entre outros. Já as ações de natureza material vão incluir, nomeadamente, a reabilitação de espaços e equipamentos públicos, de forma a torná-los mais inclusivos e mais bem preparados para dar resposta a essas comunidades.

Agosto 2022

município