Ministra inaugura em SJM rede de creches gratuitas

Considerando que este é um “dia importante para o país” e “para as famílias”, a Ministra estima que no primeiro ano sejam abrangidas cerca de 46 mil crianças.

Ana Mendes Godinho, Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, escolheu S. João da Madeira - “concelho de gente trabalhadora”, como referiu à chegada - para assinalar a abertura do programa governamental que dá início à gratuitidade das creches.

Acompanhada pelo Presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, Jorge Vultos Sequeira, a governante visitou, nesta quinta-feira, a creche “Ninho da Criança”, onde foi recebida pelos responsáveis desse serviço local do setor social e solidário.

É precisamente a crianças nascidas a partir de 1 de setembro de 2021 que frequentem essas instituições que se dirige, nesta 1.ª fase, este programa “Creche Feliz”.

Considerando que este é um “dia importante para o país” e “para as famílias”, a Ministra estima que no primeiro ano sejam abrangidas cerca de 46 mil crianças, número que, como afirmou, irá sendo gradualmente alargado até 2024. No início do ano que vem, começará a chegar também ao setor privado.

Para o Presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, esta é “uma medida muito importante” para as famílias, o que é “especialmente relevante” numa “cidade de como S. João da Madeira, com uma forte atividade económica, com muitos trabalhadores residentes e não residentes, que têm assim maior facilidade em colocarem os filhos na creche”.

Refira-se que, no caso concreto do “Ninho da Criança”, como referiu o seu responsável máximo, José Maria Soares, com o programa “Creche Feliz” registou-se já um aumento de 25 crianças nessa valência.

município