Noites em cheio com ’’Gin and Street Food Sessions’’

Praça Luis Ribeiro e zona envolvente repletas de público e animação.

O programa das “Gin and Street Food Sessions” deciorreu na sexta-feira e sábado, 9 e 10 de setembro, levando à Praça Luís Ribeiro, em S. João da Madeira, muito público e animação. O evento, organizado pela Câmara Municipal, incluiu diversos concertos e atuações de rua, num programa vivido intensamente.

A Orquestra Bamba Social protagonizou o primeiro concerto do evento. Marta Ren, um dos destaques musicais do programa, atuou igualmente nessa noite, marcada oelo ritmo do “soul” e “funk”. E, depois, ainda houve tempo para The Fucking Bastards, transformando a Praça Luís Ribeiro numa pista de dança ao ar livre.

No sábado, 10 de setembro, começaram por subir ao palco os “Mister Pollen”, banda que conta com um dos elementos dos “Expensive Soul” (Lino Matos), bem como artistas naturais de S. João da Madeira.  O último concerto esteve a cargo de Tatanka, vocalista dos reconhecidos The Black Mamba, cabeça de cartaz do segundo dia das “Gin and Street Food Sessions”. Antes do cair do pano, ainda houve uma imperdível entrada em cena de DJ Gomez e Seu Rosa.

Para além da música, o certame juntou o gin à comida e à animação de rua, com um assinalável envolvimento da comunidade local, inserindo-se na política municipal de dinamização económica local e de estímulo ao comércio de proximidade da cidade.

Assim, os dois dias de programa incluiram ainda atividades para os mais novos (Kid Zone), diversas atuações de rua itinerantes, uma oficina de “stop motion”, num recinto onde houve vários pontos de “street food” e duas dezenas de spots de venda de gin, além de uma zona especificamente dedicada, pela primeira vez, a marcas de nacionais desta bebida.

Consumo com moderação e equilíbrio

A moderação e o equilíbrio são marcas do evento, tendo a Câmara Municipal de S. João da Madeira estabelecido um parceria com a Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas (ANEBE), de forma a reforçar a prevenção e educação para um consumo responsável durante todo o evento.

A utilização de copos reutilizáveis é outra das notas das “Gin and Street Food Sessions”, com a receita da venda desses copos a reverter para os Bombeiros Voluntários de S. João da Madeira.

Depois de dois anos de interrupção, devido à pandemia da covid-19, “O Renascer” foi lema desta quinta edição do evento que gira em torno do gin, bebida destilada à base de cereais, que tem ganho espaço crescente entre os consumidores nacionais.

Setembro 2022

município