Projeto metropolitano de apoio à eficiência energética

Financiamento destinado a famílias, municípios, cooperativas de habitação e condomínios,

As famílias da Área Metropolitana do Porto, da qual faz parte o concelho de S. João da Madeira, bem como os municípios, as cooperativas de habitação e os condomínios, têm a possibilidade de recorrer ao Porto Energy Hub para conseguir apoios para o investimento em eficiência energética e energias renováveis.

Este projeto iniciou-se em junho de 2021 e tem uma duração de três anos, com financiamento do programa europeu Horizonte 2020, tendo como objetivo “apoiar os cidadãos a melhorar o conforto térmico nas suas casas” e a “mitigar a pobreza energética no território”.

Pretende-se, assim, contribuir para a melhoria das condições da habitação através de intervenções de reabilitação energética, ao mesmo tempo que, complementarmente, se promove o desenvolvimento de iniciativas de autoconsumo e criação de comunidades de energia renovável.

Durante o seu primeiro ano de funcionamento, o Porto Energy Hub já apoiou intervenções ao nível da eficiência energética em 10 conjuntos de habitação social da região, beneficiando um conjunto de mais de 600 fogos e possibilitando uma poupança anual de cerca de 1 gigawatt-hora por ano (GWh/ano). Relativamente à energia renovável, assegurou-se, com o investimento já realizado nessa vertente, uma produção de 1,5 GWh/ano.

Os interessados em recorrer a apoios no âmbito do Porto Energy Hub podem saber mais online, consultando o site do projeto (www.portoenergyhub.pt) ou enviando mensagem de correio electrónico para geral@portoenergyhub.pt a solicitar informações.   

 

Setembro 2022

município