Assinado contrato para mais 2000 lumiárias LED

Iluminação pública do concelho ficará dotada na totalidade com este sistema mais eficiente.

A Câmara Municipal assinou o contrato da empreitada relativa à 3.ª fase da instalação de luminárias LED na iluminação pública de S. João da Madeira, num investimento que se enquadra no que se encontra definido no Plano Municipal de Transição Energética.

O concelho ficará, assim, com cobertura total por esse tipo de tecnologia que assegura uma maior eficiência energética, reduzindo ainda mais as emissões e o consumo, como foi revelado na sessão de assinatura do contrato, realizada no Salão Nobre do Fórum Municipal.

“Com a execução deste contrato nós vamos assegurar que toda a iluminação publica do concelho será em tecnologia LED, o que permite a obtenção para o nosso município de importantes vantagens”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal.

Jorge Vultos Sequeira especificou que, em primeiro lugar, o sistema LED traduz-se numa “vantagem ecológica, pela redução das emissões de CO2”. Em segundo lugar, têm também “uma vantagem financeira”, pois a iluminação fica “mais barata”.

Para o autarca, o investimento que o município tem feito na eficiência energética “é tanto mais significativo e importante quanto nós estamos a atravessar uma crise energética gravíssima, com consequências muito severas para o orçamento das famílias, do setor público, das empresas e para o funcionamento normal da economia e da sociedade”.

Adjudicada por 565,073,30 euros (a que acresce IVA) e com um prazo de execução de seis meses, que poderá ser antecipado, esta nova empreitada corresponde à 3.ª fase de um processo iniciado pela Câmara Municipal em 2018.

Completar-se-á assim um processo de substituição total das antigas luminárias da iluminação pública do concelho de S. João da Madeira por luminárias LED, abrangendo cerca de 4700 equipamentos, num investimento de perto de 1,5 milhões euros.

Estima-se que, quando todas essas luminárias estiverem instaladas, o município consiga uma poupança anual na iluminação pública da ordem dos 300 mil euros, sendo que a redução das emissões de CO2 será de mais de 800 toneladas/ano.

Outubro 2022

município