Dia de Luto Municipal a 3 de novembro

Pelo falecimento do escritor Manuel Pereira da Costa.

Faleceu Manuel Pereira da Costa, um dos grandes nomes da cultura sanjoanense. Advogado de formação, assinou, sob o pseudónimo Manuel Córrego, uma importante obra literária, reconhecida e distinguida a nível nacional. Destacando-se em particular como dramaturgo, deixa também uma marca muito impressiva no romance, com obras como “Campo de Feno com Papoilas” (Prémio Ler/Círculo de Leitores), e no conto, tendo obtido, nomeadamente, o Prémio Miguel Torga Cidade de Coimbra com “Perpétuas-Roxas e o Lá de Schumann”.

Natural da vizinha freguesia de Cucujães, onde nasceu há 89 anos, residia em S. João da Madeira desde meados da década de 60, tendo aqui desenvolvido uma assinalável atividade cultural, política, cívica e jornalística, salientando-se o desempenho, até há pouco tempo, das funções de diretor de “O Regional”, órgão de comunicação social que está completar, precisamente neste ano, o seu centenário.

Personalidade de grande prestígio no nosso concelho e na região, foi, a convite do presidente da Câmara, o primeiro comissário das comemorações da elevação de S. João da Madeira a Cidade, em 2018, ano em que se instituiu essa figura.

O seu falecimento constitui uma grande perda para a nossa cidade, onde será para sempre recordado como um cidadão de referência, um humanista e um vulto da nossa cultura.

Atendendo ao exposto, e ao abrigo da competência que lhe é atribuída pelo n.º 3 do artº 35, Anexo I, da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, o presidente da Câmara municipal de S. joão da Madeira, Jorge Vultos Sequeira, decretou Dia de Luto Municipal a 3 de novembro, data das cerimónias fúnebres, determinando a colocação da bandeira do Município a meia-haste nos locais habituais.

Este despacho será, entretanto, submetido a ratificação em reunião da Câmara Municipal.

Novembro 2022

município