Câmara Municipal e Junta de Freguesia oferecem livros «verdes» a 100 sanjoanenses

Publicações - atribuidas por sorteio - abordam temáticas relacionadas com ambiente e sustentabilidade.

O ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, esteve em S. João da Madeira para se associar à Câmara Municipal e à Junta de Freguesia na entrega de livros dedicados à temática da sustentabilidade a uma centena de cidadãos, selecionados por sorteio realizado previamente.

Com o título “100 Livros, 100 Despertares”, esta iniciativa decorreu no dia 3 de novembro, no auditório dos Paços da Cultura, numa sessão que visou despertar o interesse e empenho dos leitores num desenvolvimento cada vez mais sustentável, além de constituir mais um incentivo à leitura e à aproximação dos cidadãos ao conhecimento.

Esses objetivos da iniciativa foram salientados nas intervenções realizadas na sessão, pelo ministro Duarte Cordeiro, pelo presidente da Câmara Municipal, Jorge Vultos Sequeira, e pelo presidente da Junta de Freguesia, Rodolfo Andrade, que fizeram, em seguida, a entrega dos livros aos contemplados no sorteio, que estiveram em grande número nos Paços da Cultura. A cerimónia incluiu ainda momentos musicais interpretados por jovens estudantes da Academia de Música de S. João da Madeira.

As entidades promotoras da iniciativa, lançada em 2021 na comemoração dos 60 anos da Biblioteca Municipal de S. João da Madeira, pretendem realizar anualmente deste sorteio de livros, na expectativa de que sejam fontes de inspiração, que constituam um apelo simbólico ao envolvimento e cooperação dos cidadãos para a construção de um mundo melhor para as atuais e futuras gerações.

Novembro 2022

município