Carta Metropolitana para a Cultura em discussão pública

Documento foi lançado em S. João da Madeira, na Casa da Criatividade.

A "versão zero" do documento que lança as bases do futuro da Ação Cultural da Área Metropolitana do Porto (AMP) encontra-se disponível para consulta online em no portal online da AMP.

Este documento resulta de um primeiro encontro entre municípios, agentes culturais, academia, entidades regionais e comunidade realizado, em maio de 2022, em S. João da Madeira, na Casa da Criatividade.

Aí se preconiza um conjunto de princípios orientadores e de áreas prioritárias de atuação partilhados a nível metropolitano.

Com esta primeira versão – ou Versão Zero – a AMP pretende dar continuidade ao processo de consulta e de diálogo com os municípios, o setor cultural e a comunidade.

O objetivo é a materialização de um compromisso comum que garanta a implementação de políticas metropolitanas para a cultura nos próximos anos.

Este processo de consulta e de diálogo aberto e participado será intensificado nos próximos meses, prevendo a convocação de decisores, agentes culturais e a comunidade para sessões de reflexão e discussão em cada município, com vista ao aprofundamento do documento rumo a uma versão final.

novembro de 2022

município