Debate com jovens de diferentes países no Dia das Cidades Educadoras

Iniciativa da Câmara Municipal, em parceria com a RTP e escolas de S. João da Madeira.

Seis jovens das escolas de S. João da Madeira, oriundos de diferentes países, subiram ao palco dos Paços da Cultura para debaterem questões relacionadas com a exclusão e inclusão social.

A iniciativa assinalou o Dia Internacional das Cidades Educadoras (30 de novembro), tendo sido organizada pela Câmara Municipal, através da Divisão de Educação, em parceria com a comunidade escolar sanjoanense e a RTP, através do projeto e #ENTR.

Este ano, a efeméride teve como mote “A Cidade Educadora, cidade de paz e oportunidades”, com o debate realizado em S. João da Madeira decorrido em torno de temas como a imigração, o racismo, o bullying, a exclusão, entre outras questões ligadas à área de cidadania e aos valores da democracia.

Transmitido em direto na plataforma RTP Play e nas redes sociais do município, o evento abriu com a interpretação do Hino das Cidades Educadoras por alunos do 4º ano da Escola dos Condes, ensaiados pelo professor Ricardo Pinho, no âmbito da Educação Musical das Atividades de Enriquecimento Curricular.

Na primeira intervenção da tarde, a vereadora da Educação, Irene Guimarães, deu as boas-vindas a todos os presentes no debate, iniciativa que considerou “muito importante”, por celebrar uma estrutura tão relevante como a rede de Cidades Educadoras, que junta 488 localidades “espalhadas por esse mundo fora”, nomeadamente 90 de Portugal, entre as quais S. João da Madeira, que aderiu em 2007.

No debate que se seguiu intervieram estudantes das escolas secundárias Dr. Serafim Leite, João da Silva Correia e Oliveira Júnior e do Centro de Educação Integral.

Assim, estiveram em palco Miguel Silva e Bruna Esteves, ambos naturais do Brasil, Ivanna Orti, venezuelana, Anna Chorniava, da Ucrânia, e Pedro Xará e Bernardo Fonseca, de Portugal. Diana Duarte, radialista e locutora, foi a moderadora.

Na plateia, mas também com intervenções no debate, estiveram professores e estudantes dos referidos estabelecimentos de ensino, assim como a Presidente da Assembleia Municipal e o Presidente da Junta de Freguesia.

Como assinalou a vereadora Irene Guimarães no encerramento desta iniciativa, os testemunhos ouvidos demonstraram que os “valores da liberdade, da democracia, da tolerância, da cidadania, da solidariedade, do respeito pelo outro” fazem “toda a diferença” numa cidade educadora e inclusiva como é S. João da Madeira.

Dezembro 2022

município