Inaugurada ampliação da Escola Serafim Leite

Obra desenvolvida em parceria entre o Governo e a Câmara Municipal, com financiamento europeu.

A obra de ampliação e requalificação da Escola Dr. Serafim Leite foi inaugurada com a presença do Ministro da Educação, João Costa, que encontrou aí um enquadramento certo para enaltecer a Escola Pública.

O governante destacou também a parceria com o Município, que permitiu, com financiamento europeu, fazer face ao investimento de cerca de 3 milhões de euros necessários à reabilitação das oficinas e à construção de um novo volume de três pisos, entre outras intervenções.

O projeto foi elaborado por técnicos da Câmara Municipal de S. João da Madeira, autarquia que lançou o concurso público, acompanhou a empreitada e suporta, juntamente com o Ministério da Educação, a contrapartida nacional do investimento.

“Este momento era esperado há décadas”, como referiu o presidente da Câmara Municipal, Jorge Vultos Sequeira, lembrando quem contribuiu para esse desfecho, nomeadamente, atuais e anteriores governantes, autarcas e dirigentes escolares.

No fundo, como afirmou, por seu lado, a diretora do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, Helena Resende, a obra agora inaugurada é “a concretização de um sonho” pelo qual lutou a “comunidade serafina” ao longo de anos.

Com apresentação de estudantes da escola, a cerimónia incluiu também atuações de atuais e ex-alunos, nomeadamente nos domínios da dança e da música, que antecederam os discursos, aos quais se seguiu uma visita às novas instalações, onde estiveram patentes obras da coleção Norlinda e José Lima, que se encontra à guarda do Centro de Arte Oliva.

No horizonte ficou a continuidade na melhoria das condições destas instalações escolares, como referiu o presidente da Câmara Municipal, revelando que já está a ser realizado trabalho tendo em vista a melhoria do pavilhão e dos espaços desportivos ao ar livre.

Dezembro 2022

município