Resolução de ligações indevidas entre a rede de águas pluviais e a rede de águas residuais

Essas reparações evitam o envio para ETAR de água proveniente das chuvas, que não necessita de tratamento e que deve seguir para os cursos de água naturais, rios e ribeiras.

A Câmara Municipal e a empresa municipal Águas de S. João deram a conhecer as obras de retificação das ligações indevidas entre a rede de águas pluviais e a rede de águas residuais, que estão a ser realizadas em S. João da Madeira, no âmbito de uma inspeção exaustiva realizada em 2022 a ambas as redes.

Na sequência de um levantamento técnico, estão a ser a ser efetuadas intervenções, quer por parte das “Águas de S. João”, quer por parte de munícipes contactados para o efeito, sempre que a irregularidade decorre de ligações indevidas detetadas em propriedade privada.

Esta iniciativa proporciona, assim, vantagens para a cidade, ao nível da sustentabilidade económica e ambiental, como foi salientado na apresentação dos resultados à imprensa, sessão que decorreu, no início desta semana, no Salão Nobre da Câmara Municipal.

Assegura-se, assim, “uma melhor eficiência na gestão da ETAR e na gestão da nossa rede de águas pluviais e na nossa rede de saneamento”, explicou o presidente da autarquia, Jorge Vultos Sequeira.

Para o autarca trata-se de uma "reforma estrutural” e um “trabalho inovador”, que terá um impacto positivo permanente, pelo que agradece aos munícipes pela “rapidez e prontidão” com que têm respondido aos contactos desenvolvidos, revelando “grande civismo e consciência ambiental e ecológica” ao avançarem com as correções necessárias.

Até ao momento, de um universo de 213 anomalias identificadas em edifícios privados, já foram resolvidas 82 situações por parte dos proprietários e outras 53 já estão em resolução.

Ao mesmo tempo, também estão a ser corrigidas 15 irregularidades encontradas na rede pública, entre estas, a que foi detetada na Rua João de Deus, cujos trabalhos de correção estão a ser realizados pela empresa municipal Águas de S. João.

A inspeção levada a cabo, implicou testar um total de 3.483 caixas de visita da rede de águas pluviais e realizar testes de fumo a 5.803 caixas de visita da rede de águas residuais.

janeiro 2023

município