Carnaval das Escolas: um mundo de diversidade e cor

Perto de 2.000 participantes e uma multidão nas ruas para assistir.

S. João da Madeira transbordou de cor e animação com a realização, no dia 11 de fevereiro, da 40.ª edição do Carnaval das Escolas, que reuniu perto de 2000 participantes e atraiu muito público às ruas e avenidas da cidade, culminando com um grande momento de festa e convívio na renovada Praça Luis Ribeiro.

A Câmara Municipal agradece à PSP, aos Bombeiros, à comunidade escolar, à Proteção Civil, à equipa da autarquia, a quem exerceu voluntariado e a todas as instituições e pessoas envolvidas, que contribuíram decisivamente para o sucesso deste evento, que é um dos mais importantes desfiles do género na região.

O “Carnaval no Mundo” foi o tema da edição deste ano, que marcou o regresso do evento depois das interrupções de 2021 e 2022 devido à pandemia da covid-19. O desfile contou com participações especiais, nomeadamente um par de “gigantones” do Carnaval de Ovar, um grupo de samba dinamizado pela Associação de Apoio ao Imigrante (ADAI) e um grupo de estudantes de São Tomé e Príncipe.

Juntaram-se, assim, à Fanfarra dos Bombeiros Voluntários, aos agrupamentos de escolas João da Silva Correia, Oliveira Júnior e Serafim Leite, ao Lar de São Manuel, Abrigo das Laranjeiras, Centro Infantil e ATL da Santa Casa da Misericórdia, às creches Alberto Manuel Aguiar Pacheco e Albino Dias Fontes Garcia e à Universidade Sénior do Rotary Clube de S. João da Madeira.

Com organização da Câmara Municipal em articulação com as instituições participantes, o desfile teve início na zona junto ao hospital da cidade, percorrendo depois a Avenida Dr. Renato Araújo e culminando na Praça Luís Ribeiro, o que aconteceu pela primeira vez após a requalificação do centro cívico de S. João da Madeira.

Introduzido na edição de 2019, o combate ao uso de embalagens de plástico de utilização única voltou a ser uma marca no Carnaval das Escolas de 2023, um eco-evento em que se registou o recurso a recipientes de água reutilizáveis, nomeadamente as garrafas que a Câmara Municipal tem oferecido às escolas nos últimos anos.

Fevereiro 2023

município