Criado Núcleo Local da Garantia para a Infância

Medida tomada no âmbito do Conselho Local de Ação Social (CLAS).

O Conselho Local de Ação Social (CLAS) de S. João da Madeira aprovou a criação de um Núcleo Local da Garantia para a Infância (NLGPI). O protocolo que estabelece os termos para a sua implementação e acompanhamento foi assinado pelo presidente de Câmara Municipal, Jorge Vultos Sequeira, e pela coordenadora nacional da Garantia para a Infância, Sónia Almeida.

O CLAS de S. João da Madeira é um dos primeiros a subscrever este protocolo, no qual se definem as competências e ações específicas atribuídas ao NLGPI, designadamente a prevenção e combate à pobreza e à exclusão social de crianças e jovens, bem como das suas famílias.

Essa parceria insere-se no âmbito da implementação do Plano de Ação da Garantia para a Infância 2022-2030, apresentado no início deste mês pela Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

Assim, preconiza-se uma “intervenção social integrada, com base numa atuação local e de proximidade aos fenómenos de pobreza e exclusão social, tendo em conta as necessidades específicas das crianças e dos jovens, e respetivas famílias”.

Em S. João da Madeira, a criação do NLGPI “é reconhecida pelos parceiros da Rede Social como uma mais-valia, ao constituir uma estrutura especialmente dedicada a responder eficazmente às vulnerabilidades das crianças e dos jovens, e das suas famílias através de uma a bordagem integrada e multidisciplinar”, lê-se no protocolo.

Março 2023

município