Deputado à Assembleia Constituinte na AMJ

A Assembleia Municipal Jovem de S. João da Madeira contou com a presença do cantautor Afonso Dias na toma de posse para a edição 2022/2023.

Está em curso a edição do ano letivo 2022/2023 da Assembleia Municipal Jovem (AMJ) de S. João da Madeira, tendo-se realizado a tomada de posse do conjunto de 36 estudantes que integram as listas vencedoras das eleições realizadas nos três agrupamentos de escolas do concelho – João da Silva Correia, Oliveira Júnior e Serafim Leite – e no Centro de Educação Integral (CEI).

Tendo decorrido na sala de sessões da Assembleia Municipal de S. João da Madeira, a cerimónia de instalação da AMJ nesta sua quinta edição incluiu momentos musicais interpretados por Afonso Dias – também poeta, ator e encenador –, que cantou ao lado de nomes como Zeca Afonso, Francisco Fanhais ou Pedro Barroso, tendo sido ainda um dos fundadores, em 1974, do Grupo de Ação Cultural (GAC), conjuntamente com Fausto, José Mário Branco e Tino Flores.

Particularmente relevante na sua biografia – e para a sua presença nesta sessão inaugural da edição 2022/2023 da AMJ – é o facto de ter sido um lutador pela democracia, militando contra a ditadura do Estado Novo. Em 1975/76, foi deputado à Assembleia Constituinte pela UDP e é um dos signatários da Constituição da República que votou favoravelmente a 2 de Abril de 1976.

A sessão registou igualmente intervenções da representante eleita da AMJ cessante, Lara Oliveira, da presidente da Assembleia Municipal, Clara Reis, e do presidente da Câmara Municipal, Jorge Vultos Sequeira, com referências à relevância da promoção da participação cívica de crianças e jovens e à importância da presença de Afonso Dias na cerimónia, pela sua ligação a um momento tão significativo da história da democracia em Portugal como foi a votação da Constituição da República de 1976.

A Assembleia Municipal Jovem de S. João da Madeira volta a reunir no dia 15 de março, às 14h30.

março 2023

município