Exposição sobre a primavera no Parque do Rio Ul

Fotografias captadas por Eduardo Duarte para ver na Casa da Natureza.

A exposição de fotografia “A Primavera no Parque do Rio Ul” foi inaugurada na Casa da Natureza desse espaço verde de S. João da Madeira, precisamente na data da chegada da nova estação do ano, 21 de março, Dia Mundial da Árvore e Dia Mundial da Poesia.

Uma conjugação feliz de efemérides, como foi salientado na sessão, para sublinhar a “poesia” presente nas imagens em exposição, resultantes do cruzamento do olhar atento do fotógrafo sanjoanense Eduardo Duarte com a beleza primaveril da natureza em flor no Parque do Rio Ul.

Para além do próprio autor das imagens e do público que compareceu, a inauguração contou com a presença do vice-presidente da Câmara, José Nuno Vieira, responsável pela área do Ambiente, e das vereadoras Irene Guimarães, da Educação, e Paula Gaio, da Ação Social e Inclusão, assim como de Vera Neves, dirigente da unidade orgânica do Ambiente na autarquia.

Esta mostra fica patente até ao final da primavera na Casa da Natureza, onde pode ser visitada gratuitamente pelo público em geral, durante o horário de funcionamento da cafetaria local.

Anteriormente, esteve aberta ao público uma outra exposição de fotografias de Eduardo Duarte, com o título “Os Cogumelos do Parque”, inaugurada no ano passado, a 23 de novembro, Dia da Floresta Autóctone.

Eduardo Duarte tem um olhar especialmente atento sobre aquele que é o maior espaço verde municipal, onde vem fazendo, ao longo dos anos, assinaláveis registos fotográficos, muitos dos quais constam do livro  “A Biodiversidade do Parque do Rio Ul”.

Editada pela Câmara Municipal de S. João da Madeira, essa publicação reúne imagens e informações sobre cerca de 400 espécies de animais e plantas que habitam o Parque do Rio Ul.

março de 2023

município